6 boas práticas para uma alimentação mais saudável

6 minutos para ler

Quando pensamos em ter uma boa qualidade de vida, um dos primeiros pontos que devemos levar em conta é como nossa alimentação pode colaborar para isso. Cuidar da saúde e ter alimentação mais saudável são ações determinantes para que o organismo funcione de maneira correta.

Imagine de uma forma simples, como se todo o nosso organismo fosse uma grande máquina que nos mantém vivos e saudáveis. Essa máquina precisa de um combustível adequado que não a prejudique e dos devidos cuidados para que não quebre.

O nosso corpo é exatamente assim: um complexo conjunto de sistemas que trabalha para que nossa saúde fique equilibrada. Mas não pense que ele realiza tudo sozinho: nenhuma das funções ocorreria se não consumíssemos os alimentos corretos. Assim, é necessário ingerir determinadas quantidades de alimentos rigorosamente para o bom funcionamento do organismo.

A boa alimentação e a rotina saudável, além de contribuírem para a saúde corporal, ajudam a prevenir inúmeras doenças causadas pelo consumo inapropriado de alimentos, seja pelo excesso, seja pela falta.

Por isso, veja a seguir 6 dicas para uma alimentação mais saudável e como elas podem ajudar no processo de emagrecimento. Boa leitura!

1. Evitar o consumo excessivo de sal

Cloreto de sódio, o popular sal de cozinha, é uma substância extremamente comum na culinária, estando presente como tempero na maioria dos pratos.

Geralmente, o seu consumo moderado não é prejudicial. No entanto, é preciso termos em mente que a ingestão de praticamente qualquer alimento em excesso pode prejudicar nosso organismo. O cloreto de sódio, em especial, favorece danos sérios, começando com casos simples, como a retenção de líquido, e progredindo para casos complexos, como doenças renais, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial.

Outra circunstância específica em que o controle do sal deve ser muito rigoroso é com relação a pessoas com pressão alta. Nesses casos, o consumo desse componente na culinária deve ser quase nulo.

2. Beber muita água

A ingestão de água parece não ser nenhum segredo, pois bebemos desse líquido diariamente de forma abundante — ou assim deveríamos. Provavelmente, muitas pessoas já devem ter ouvido que devemos tomar, no mínimo, dois litros de água por dia, o que não é uma mentira, pois o nosso corpo necessita de muita água para funcionar corretamente.

O consumo de água diário deve ser constante para manter equilibrado o nível de hidratação do nosso corpo. Além de liberarmos muito líquido no dia a dia, seja pela urina, seja pelo suor, a água no organismo serve como um dos principais meios de condução de determinados minerais e determinadas vitaminas para nossos sistemas funcionais.

3. Não pular refeições

O metabolismo funciona de maneira diferente em cada ser humano. Alguns podem ser acelerados, outros menos. Independentemente disso, todos necessitam de uma fonte de energia para queimar. As refeições devem ser feitas em seus devidos horários corretamente, de modo que o corpo não encontre problemas na hora de consumir energia.

Se deixar de almoçar, por exemplo, consequentemente o estômago estará vazio pelo resto do dia. Nesse caso, o organismo necessitará queimar estoques de energia que o corpo usaria para se manter ativo durante o dia. Isso pode se refletir em cansaço físico e fraqueza para realizar atividades.

Além disso, quando for realizar a sua próxima refeição, sua fome estará relativamente maior que deveria, fazendo com que coma além do que o necessário, favorecendo o aumento de peso.

4. Mastigar bem os alimentos

As refeições devem ser feitas com calma, pois o organismo necessita de tempo para digerir os alimentos. A digestão tem seu início na mastigação, quando entra em contato com a saliva e os alimentos são triturados, tornando-se pastosos. No entanto, esse processo pode ser prejudicado quando há rapidez e ansiedade: além de comermos mais, os alimentos são ingeridos quase inteiros.

Cada refeição deve ter duração de, pelo menos, 20 minutos, de forma que a pessoa possa mastigar bem os alimentos e promover a saciedade no organismo.

5. Evitar alimentos gordurosos

Por vezes, a gordura é vista como inimiga quando falamos de uma alimentação mais saudável. Assim, é evitada por muitos, devido ao entendimento de que seu consumo pode gerar problemas à saúde do indivíduo.

Contudo, por falta de informação, essas pessoas não sabem exatamente como lidar com a gordura. Devemos ter em mente que existe mais de um tipo de gordura, sendo que as de origem hidrogenada devem ter seu uso bastante moderado.

Isso porque o seu consumo precisa ser realizado em pequenas quantidades, por serem digeridas com mais dificuldade, o que pode causar aumento de peso e contribuir diretamente para o aumento do colesterol.

Já as gorduras provenientes de peixes e vegetais são ótimas fontes de energia e ajudam alguns sistemas do corpo humano.

6. Ingerir frutas e legumes

As frutas, as verduras e os legumes são excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras, elementos que contribuem para o bom funcionamento do intestino. Além disso, são ótimos antioxidantes que protegem as células do corpo.

Essas classes de alimentos ajudam, de muitas maneiras, diversas funções do organismo, devido ao grande número de nutrientes presente nelas. É por esse motivo que devem fazer parte da sua alimentação sempre que possível.

De maneira errada, muitas pessoas começam a se preocupar com a alimentação somente após algum problema aparecer. No entanto, a preocupação em ter uma alimentação mais saudável deveria ser pauta no dia a dia de qualquer um, independentemente do caso.

As situações mais comuns são de pessoas acima do peso que tentam desesperadamente emagrecer, o que pode fazer com que tomem decisões bruscas — que provavelmente não ajudarão a perder peso de maneira saudável. Portanto, a procura de aconselhamento profissional sempre é indicada, pois somente a prescrição médica pode ajudar a definir um peso ideal da maneira correta.

Para emagrecer com saúde, além dessas dicas ajudarem no processo, é essencial valorizar os alimentos que consome, revendo os seus hábitos. Assim, você pode construir uma relação positiva com uma alimentação mais saudável e com o seu corpo, ganhando energia, disposição e qualidade de vida.

Gostou das nossas dicas? Certamente, você também vai gostar de ler como fazer reeducação alimentar e emagrecer sem complicações!

Posts relacionados

Deixe um comentário