Qualidade de vida: saiba como incluir atividades físicas na rotina

6 minutos para ler

A prática regular de atividade física e a manutenção da qualidade vida são questões diretamente relacionadas. Isso porque os benefícios dessa combinação atingem não somente o corpo, mas também os aspectos mentais e emocionais.

O desenvolvimento de muitas doenças está relacionado a um estilo de vida sedentário, como é o caso da hipertensão e patologias do coração. Ao se exercitar regularmente, você perde peso, tem mais mobilidade, menos estresse e afasta o risco de doenças graves.

Porém, por conta de uma rotina apertada, muita gente deixa de praticar atividade física. Esse é o seu caso? Se você não consegue se exercitar todos os dias, uma boa saída é mudar seus hábitos e incluir as atividades na sua rotina, assim, poderá cuidar da sua saúde de forma simples.

Quer se movimentar mais? Confira, neste post, as melhores maneiras de fazer mais atividades físicas no seu dia a dia!

Ande mais a pé

Na atualidade, com o advento dos aplicativos de transporte é fácil nos acostumarmos a utilizar um automóvel para nos locomovermos para todo e qualquer lugar. Porém, o que parece uma praticidade pode estar afetando sua saúde negativamente.

Por isso, é recomendado ter mais oportunidades para caminhar no seu cotidiano, de modo que essa atividade se torne algo natural na sua vida. Há diferentes maneiras de se fazer isso, tais como:

  • tente estacionar em uma vaga que fica longe do seu trabalho, no supermercado ou no shopping. Com isso, você terá que andar um pouco mais para chegar ao seu destino;
  • vá almoçar no restaurante que fica próximo do seu trabalho caminhando, o que ajuda a aproveitar esse momento de intervalo para alongar o corpo;
  • evite usar o carro para tudo. Ao ir à farmácia ou padaria perto da sua casa, vista roupas confortáveis e faça caminhadas.

Além disso, se você quiser diversificar as atividades físicas, uma boa dica é adotar a bicicleta para se locomover para os lugares que fazem parte da sua rotina. A bicicleta pode ser uma grande aliada na atividade física e qualidade de vida!

Use as escadas

Você já parou para pensar em quanto tempo perde só para esperar o elevador para chegar ao seu apartamento ou ao escritório? Em vez de ficar minutos esperando, que tal ir de escadas? Com essa decisão, você passa a se exercitar regularmente, trabalha os músculos localizados nos membros inferiores e, muitas vezes, chegará mais rápido do que se tivesse esperado o elevador.

Se a ideia é intensificar o trabalho da musculatura, a dica é subir dois degraus de cada vez. Caso você esteja carregando sacolas ou demais objetos, o exercício exigirá mais energia e fôlego. Por isso, esteja sempre com uma garrafa de água na sua bolsa.

Acorde mais cedo

Ter ânimo para praticar atividade física depois de um dia cansativo de trabalho pode ser muito difícil. Para que isso não aconteça, o ideal é estabelecer um compromisso em se exercitar na parte da manhã, o que requer de você acordar mais cedo.

Pode haver certa dificuldade inicialmente, mas sair da cama mais cedo fará toda a diferença no aproveitamento e qualidade do seu dia. Para muitas pessoas, essa medida contribui para aumentar a produtividade e melhora os níveis de organização.

Para tanto, você tem que se esforçar para dormir mais cedo. Os primeiros dias são mais turbulentos, mas logo seu organismo se acostuma a dormir no mesmo horário. Comece se livrando das distrações que tiram o sono, como o uso do celular e computador após se deitar.

Opte por exercícios que realmente goste de fazer

De nada adianta obrigar-se a ir para a academia para fazer musculação, se você detesta esse tipo de exercício. Levando isso em consideração, o ideal é dar preferência para aquelas atividades que você realmente gosta e se sente bem ao praticar.

Se você acha monótono ficar ‘’preso’’ na academia, procure se exercitar ao ar livre, entrando para grupos de caminhada em parques, por exemplo. O importante é ter uma atividade que traga motivação, do contrário a tendência é que se empolgue no começo, mas acabe desistindo do exercício.

Faça exercícios em casa

Além de frequentar estúdios e academias, você também pode criar o hábito de fazer sessões de exercícios na sua casa. Essa é uma alternativa bastante válida para aquelas pessoas que têm filhos pequenos, trabalham em casa ou não podem se ausentar por muito tempo.

Nesse sentido, há diversas opções, como comprar aparelhagens específicas ou até mesmo fazer séries de ginástica que não necessitam de aparelhos. Contudo, é importante que você siga as instruções de educadores físicos para não correr o risco de se machucar.

Busque uma companhia para se exercitar

Enquanto uns se sentem bem ao se exercitar sozinhos, outros podem ficar desmotivados. Se você se enquadra no segundo caso, uma boa pedida é buscar companhia para praticar atividades físicas.

Desse modo, você poderá contar não só com a companhia, mas também com o incentivo do seu amigo. Assim, acaba estimulando o outro a seguir a rotina de exercícios. Sem falar que isso também rende conversas prazerosas para colocar o papo em dia.

Combine atividade física com alimentação saudável

Seguir uma boa alimentação, que seja equilibrada, diversificada e capaz de fornecer os nutrientes dos quais seu organismo necessita, é essencial para que as atividades físicas sejam bem-sucedidas e ocorra um emagrecimento efetivo.

Quando se tem esse cuidado, você garante mais energia para a sua rotina, fazendo com que seu corpo aguente exercícios mais intensos, além de evitar imprevistos, como passar mal por fazer refeições muito pesadas antes de se exercitar.

Reserve um dia da semana para montar o cardápio semanal, que deve ser composto por refeições ricas em verduras, legumes e demais alimentos naturais. Inclusive, é recomendado preparar os alimentos com antecedência e congelá-los em porções, para evitar de comer besteiras quando você estiver sem tempo para cozinhar.

Com a correta organização da sua rotina, a prática frequente de atividade física e qualidade de vida se tornarão uma realidade. A partir de mudanças simples, é possível sentir uma grande diferença e benefícios, tanto na sua aparência física quanto no seu estado mental.

Precisa de disposição para se exercitar? Veja agora mesmo como ter mais energia durante seu dia!

Posts relacionados

Deixe um comentário