Saiba quais são os principais benefícios do emagrecimento, não é só estética!

4 minutos para ler

Além de ficar feliz ao olhar no espelho, é importante ter também qualidade de vida. Os benefícios do emagrecimento são muito maiores do que apenas estéticos. A perda de peso é capaz de transformar a rotina.

E se engana quem acha que os efeitos benéficos da diminuição de peso demoram a aparecer. Eliminar 5% do peso já contribui para reduzir os riscos de desenvolver doenças cardíacas. Na prática, isso significa que uma pessoa obesa, com 100 quilos, por exemplo, já fica mais saudável eliminando 5kg. E essa melhora aumenta a cada quilo perdido.

Confira a seguir quais outros benefícios seu corpo ganha com um emagrecimento saudável!

Aumento na disposição

Quando você se alimenta com equilíbrio, fornece calorias saudáveis para seu organismo. Na prática, isso significa mais energia para o funcionamento dos órgãos. É por isso que quando você troca o fast food por uma refeição equilibrada, além de emagrecer, você se sente mais bem disposto. Para quem se culpa por se considerar preguiçoso, é uma chance de perceber que o peso afeta também a realização de tarefas do dia a dia.

Melhora na qualidade do sono

Presente em 70% os obesos, a apneia do sono vai muito além do que conhecemos como ronco. O que acontece é que o indivíduo acima do peso pode ter uma pausa respiratória de cerca de 10 segundos enquanto dorme. Ao emagrecer, essa alteração costuma desaparecer praticamente por completo, diminuindo o risco de arritmias e outros problemas cardíacos e respiratórios.

Controle da hipertensão e do diabetes

Não é raro encontrar ex-gordos que não precisam mais tomar medicação para hipertensão. Isso ocorre, pois o excesso de peso é um dos principais fatores de risco relacionados à hipertensão e também ao diabetes. O controle glicêmico por meio de uma alimentação regrada é bastante eficiente, e perder peso com saúde pode levar a grandes melhorias no quadro de hipertensos e diabéticos.

Estímulo ao bom humor

É comum que a dieta para emagrecer seja acompanhada de atividade física. E os exercícios são fonte endorfina e serotonina, hormônios ligados à sensação de prazer. O resultado é mais humor naturalmente. Sem contar que não há satisfação maior do que ver a roupa ficando larga como fruto de seu esforço.

Redução da ansiedade

Com a sensação de bem-estar também está a melhora das doenças emocionais. A ansiedade, que costuma causar até mesmo episódios de compulsão alimentar, também é beneficiada pela perda de peso. Da mesma forma, depressão e obesidade se relacionam de tal forma que a perda de peso é capaz de amenizar os sintomas depressivos.

Melhora no desempenho sexual

Desequilíbrios hormonais são uma consequência do sobrepeso, afetando inclusive a vida sexual. Além disso, o excesso de gordura no sangue compromete a circulação. Consequentemente, os homens diminuem a capacidade de ter e manter a ereção. Para as mulheres, a queda na libido é muito comum. Com o emagrecimento saudável, há tanto uma melhora física quanto emocional para as relações sexuais.

Fortalecimento do sistema imunológico

Uma perda de peso com acompanhamento especializado não significa apenas diminuir números na balança. Na verdade, o que acontece é uma melhora no organismo como um todo. É por isso que o sistema imunológico é beneficiado, com menos chances de desenvolver doenças relacionadas direta ou indiretamente à obesidade. O corpo fica naturalmente menos propenso a doenças.

Vale reforçar que esses são benefícios do emagrecimento saudável e não de dietas malucas da moda. Uma pessoa com diagnóstico de obesidade mórbida, por exemplo, costuma ter distúrbios associados, demandando um cuidado maior. Genética, hábitos, comportamentos, tudo precisa ser considerado. Dessa forma, é indispensável que a perda de peso tenha qualidade, respeitando o organismo e priorizando a saúde.

E se você quer saber mais sobre como ter um emagrecimento de qualidade, assine nossa newsletter! Você vai receber apenas conteúdos relevantes para a sua perda de peso e saúde!

Posts relacionados

Deixe um comentário