Check up médico anual: entenda a importância

6 minutos para ler

Fazer um check up médico é essencial para identificar problemas clínicos precocemente ou prevenir o aparecimento de doenças conforme o histórico familiar propício, hábitos comportamentais nocivos para a idade ou acompanhamento de tratamentos em andamento.

Além disso, é importante incluir os exames e procedimentos frequentes nos indivíduos que já têm fatores de riscos para o desenvolvimento de doenças, a fim de garantir uma avaliação completa.

Quer saber mais sobre o check up médico anual? Então, fique atento a esse conteúdo que exploraremos a seguir e saiba mais!

A importância do check up médico

Muitas doenças são silenciosas e se desenvolvem gradativamente, enquanto outras causam problemas imediatos e podem influenciar no desenvolvimento de sequelas ou na sobrevida do paciente. Para as últimas, o curso é mais rápido, porém as crônicas podem durar por toda a vida.

Considerando as doenças crônicas mais complexas e aquelas de grande impacto na saúde dos brasileiros, é aconselhável fazer uma triagem a partir de exames laboratorais e procedimentos radiológicos para identificar situações clínicas graves em potencial.

Ademais, muitas entidades clínicas têm recomendado um check up periódico, principalmente porque as pesquisas já fizeram um mapeamento sobre o perfil de indivíduos com chances reais ou potenciais de adoecer.

Nesse sentido, os exames de check up podem detectar estágios iniciais de uma doença ou intervir de forma mais rápida para impedir a proliferação de algumas enfermidades, principalmente porque o paciente estará menos debilitado e resistirá aos tratamentos preconizados.

Principais exames do check up médico

A avaliação periódica da saúde deve englobar parâmetros hematológicos, hormonais, identificação de microrganismos, análise radiológica e outros para triagem de doenças específicas.

Nesse sentido, o hemograma serve para apurar a quantidade e função das hemácias (células vermelhas), dos leucócitos (células de defesa) e das plaquetas (responsáveis pelo processo de coagulação).

Também devem ser solicitados exames para identificar níveis de glicose em jejum ou pós prandial assim como o quantitativo das triglicérides, colesterol e enzimas hepáticas e do funcionamento de outros órgãos.

Para as mulheres acima dos 35 anos recomenda-se ultrassom de mamas para identificação precoce de câncer de mama ou do sistema reprodutor e homens acima dos 50 anos devem verificar a quantidade sanguínea da enzima PSA que pode predizer a neoplasia de próstata.

Condições clínicas específicas para check up

Pessoas que têm diagnóstico de doenças crônicas necessitam de acompanhamento periódico em menor tempo. Isso porque é preciso identificar situações de agravamento para intervir mais rápido e garantir melhor qualidade de vida.

Exemplos de doenças que requerem acompanhamento diferenciado são: hipertensão, diabetes, aqueles indivíduos que estão com sobrepeso ou obesidade, enfermidades psiquiátricas, distúrbios autoimunes etc.

Nas pessoas com sobrepeso e obesidade é fundamental fazer o acompanhamento laboratorial e clínico para identificar como acúmulo de gorduras nos vasos sanguíneos, elevação de hormônios etc. Isso porque o excesso de peso é fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças como hipertensão, diabetes e até mesmo o câncer.

A importância de uma equipe multidisciplinar

Acompanhamento direcionado às doenças identificadas

Considerando a relevância do check up médico, principalmente nas pessoas com sobrepeso e obesidade é interessante contar com uma equipe multidisciplinar que abordará todas as questões relacionadas ao problema.

O médico será responsável por traçar metas terapêuticas que envolvem o uso de medicamentos ou da intervenção cirúrgica enquanto o nutricionista terá como atribuição a elaboração de um plano alimentar adequado às necessidades calóricas do paciente.

Dessa forma, será avaliado o IMC, as pregas cutâneas, o padrão alimentar, a história clínica e medicamentosa e quais foram as principais medidas já tomadas para emagrecer com saúde.

O psicólogo ajudará o paciente a identificar a experiência subjetiva do alimento em sua rotina, comportamentos de ansiedade, além de encorajá-lo a manter as intervenções propostas pelos demais profissionais clínicos e obter o efeito desejado.

A intervenção da psicologia é fundamental para entender a relação corpo mente, facilitar a adesão e identificar fatores comportamentais que podem influenciar no alcance dos objetivos terapêuticos.

Análise do estado clínico atual

O check up realizado por uma equipe multidisciplinar será fundamental para identificar os problemas atuais, traçará metas periódicas e analisará os resultados clínicos e laboratoriais ao longo do tempo.

No caso específico dos pacientes com sobrepeso e obesidade, os profissionais traçarão objetivos após um anamnese e quais sintomas e queixas devem ser verificados com prioridade.

Em seguida, os médicos elaborarão observações para que os indivíduos entendam a complexidade de doença e como é importante ter o peso condizente com o perfil clínico. Porém, deve ressaltar que condutas irresponsáveis devem ser abolidas no tratamento.

Isso porque, nos dias de hoje, existem diversos influenciadores deste processo, que vão desde os blogueiros até personalidades sem formação universitária para ajudar pessoas com diversos graus de obesidade.

Atualização de conhecimentos sobre o assunto

Uma equipe multidisciplinar no acompanhamento de pacientes com obesidade e sobrepeso tem um direcionamento científico para essas doenças ou podem encaminhar para outros especialistas.

Além disso, estão em constante atualização de conhecimentos pra avaliar as melhores condutas terapêuticas conforme o caso clínico apresentado, considerando também o nível socioeconômico e o comportamento emocional do indivíduo.

Nesse sentido, a equipe multidisciplinar acolherá o paciente, buscando as causas para o desenvolvimento do sobrepeso e obesidade e as consequências clínicas desses problemas com diversas representações na sociedade.

Sendo assim, o paciente terá mais confiança e adesão às orientações repassadas pela equipe e terá liberdade para expor seus sentimentos, mesmo que possam parecer sem sentido inicialmente.

Fazer um check up médico periódico é importante para triar doenças crônicas e silenciosas, analisar os parâmetros dos problemas já diagnosticados e verificar o resultado das condutas tomadas. Nessa avaliação, podem ser incluídos desde exames hematológicos até aqueles específicos para algumas doenças como obesidade e sobrepeso, que devem ser acompanhadas por uma equipe multidisciplinar em saúde.

Por isso, se você quiser tirar dúvidas sobre acompanhamento multiprofissional para casos de obesidade e sobrepeso, entre em contato conosco que analisaremos seus problemas!

Posts relacionados

Deixe um comentário