Afinal, quem tem obesidade mórbida consegue emagrecer sem cirurgia?

6 minutos para ler

As pessoas obesas enfrentam limitações diárias, como a dificuldade para se locomover, além de riscos de saúde. O emagrecimento saudável é a melhor opção para recuperar as funções plenas do corpo. Mas, será que emagrecer sem cirurgia também é possível quando se está com obesidade mórbida?

Muita gente olha para a cirurgia bariátrica como a única saída para perder peso. Contudo, com os métodos certos pode-se eliminar o excesso de peso sem ter que passar por procedimentos invasivos e que podem causar sequelas.

Quer saber mais? Confira, neste post, como perder peso com a mudança de hábitos!

Quais são os riscos da cirurgia para emagrecer?

De acordo com um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), em 2019, o número de brasileiros que optam pela realização da bariátrica cresceu 84,7% entre 2011 e 2018 no país.

Essa informação nos mostra que diante do desafio de emagrecer, muitas pessoas escolhem a solução mais rápida, que é a cirurgia bariátrica. Todavia, embora realmente emagreça em menor tempo, o procedimento pode expor o paciente a alguns riscos. Veja, a seguir, quais são eles.

Mudança súbita no padrão alimentar

A obesidade é o resultado de anos de uma alimentação inadequada. Ao fazer a cirurgia bariátrica, que reduz o tamanho do estômago, a dieta do paciente muda radicalmente. Inclusive, nas primeiras semanas é preciso consumir apenas alimentos líquidos e em pequenas quantidades.

Nessa situação, a pessoa pode sentir diversos incômodos físicos e psicológicos até que a sua mente e organismo se acostumem com o novo padrão alimentar.

Riscos de desequilíbrio nutricional

Em decorrência da mudança súbita na alimentação, há pacientes que acabam desenvolvendo mecanismos negativos para tentar compensar os excessos que eram cometidos antes do procedimento cirúrgico.

Algumas pessoas podem comer em pequenas quantidades o dia todo, enquanto outras ficam com medo de comer ou até mesmo induzem o vômito. Tais questões podem ocasionar um desequilíbrio nutricional, que leva ao desenvolvimento de outros problemas, como a anemia.

Problemas com o bypass

O baypass é colocado durante a cirurgia bariátrica, acima da anastomose da neocâmara gástrica com o intestino. Sua finalidade é que a anastomose permaneça calibrada, evitando que a mesma dilate com o passar do tempo, fazendo com que o paciente volte a comer em maiores quantidades.

Porém, há muitos casos em que o baypass desliza ou migra para dentro do estômago, gerando transtornos. No primeiro caso, é necessário fazer a dilatação ou colocar uma prótese para retirar o objeto. Já na segunda situação, é feita uma endoscopia para removê-lo.

Como emagrecer sem cirurgia?

Mesmo as pessoas diagnosticadas como obesas podem emagrecer sem ter que passar por uma cirurgia. Para tanto, é necessário efetuar uma série de mudanças nos seus hábitos cotidianos. Saiba como perder peso com saúde.

 Adote uma alimentação equilibrada

Antes de qualquer coisa, é preciso buscar a ajuda de profissionais especializados, já que a mudança na alimentação afeta não só seu corpo, mas também sua mente. Portanto, recomenda-se ter o acompanhamento de um psicólogo para tratar possíveis gatilhos que estimulam a compulsão alimentar e de um nutricionista para passar a dieta adequada para seu organismo.

Faça uma dieta nutritiva e equilibrada. Também é importante alimentar-se em horários certos. Há pessoas que pulam refeições, mas acabam cometendo excessos quando vão se alimentar, o que dificulta o emagrecimento.

Pratique exercícios físicos regularmente

Começar a praticar exercícios físicos pode ser bastante dificultoso para obesos por conta das limitações causadas pelo excesso de peso. Mas, é fundamental dar o primeiro passo e cultivar esse hábito para potencializar a perda de peso.

Não é preciso, nem é recomendado, iniciar com atividades intensas. O mais importante é a regularidade da prática. Por exemplo, você pode começar com caminhadas de 30 minutos todos os dias.

Vale ressaltar que todo o tipo de exercício ajuda a eliminar peso, não somente os aeróbicos, como caminhar, correr ou andar de bicicleta. A musculação, por exemplo, auxilia no emagrecimento e ainda tem a vantagem de aumentar o volume da massa muscular, melhorando o metabolismo.

Outra dica é mudar pequenos hábitos para se movimentar mais. Se você usa apenas o elevador no prédio em que mora ou trabalha, que tal trocá-lo pelas escadas? É uma ótima maneira de incluir os exercícios na sua rotina.

Coma devagar e respeite a saciedade do seu organismo

Ao comer devagar, seu estômago fica saciado e avisa ao cérebro que recebeu comida suficiente. Esse sinal acontece antes de o estômago ficar totalmente cheio e deve ser interpretado como um indício de que é hora de parar de comer.

Aqueles que costumam comer rápido podem não perceber o sinal de saciedade, comendo mais do que o necessário para alimentar seu organismo.

Sendo assim, respeitar a saciedade é crucial para emagrecer. Além disso, dar preferência para alimentos ricos em fibras, como frutas e verduras, contribui para melhorar o funcionamento do metabolismo e eliminação da gordura.

Quais são os benefícios de emagrecer sem fazer procedimentos invasivos?

Ao optar por emagrecer sem realizar uma cirurgia, você pode sentir diversos benefícios. Em primeiro lugar, é feita uma reeducação alimentar, que evolui com o passar do tempo. Com isso, não há riscos de sofrer com os efeitos desencadeados pela mudança brusca na alimentação.

A partir da prática de exercícios físicos, a pessoa também melhora a sua disposição, autoestima, as funções do organismo e mobilidade do corpo. Sem falar que você também não vai enfrentar sequelas ou riscos pós-cirúrgicos, como o que é gerado pela colocação do bypass.

Como você viu, qualquer pessoa pode emagrecer sem cirurgia, desde que haja uma mudança de hábitos, com a adoção de tratamentos que ajudam a perder peso de forma saudável.

Todo esse processo deve ser acompanhado de perto por profissionais especializados no assunto, que podem programar uma dieta de acordo com as suas carências nutricionais e objetivos, bem como os melhores exercícios físicos para a sua condição atual.

Precisa perder peso e quer fazer isso com saúde? Entre em contato com o Hospital da Obesidade e descubra como podemos ajudar você!

Posts relacionados

Deixe um comentário