Como criar uma rotina saudável? Confira 6 dicas!

6 minutos para ler

Para ter mais qualidade de vida e bem-estar é necessário construir bons hábitos. Sabemos que com o dia a dia corrido é mais difícil fazer isso, mas a boa notícia é que não é impossível. Aliás, você sabe como criar uma rotina saudável? Com apenas alguns ajustes conseguimos ter mais saúde e disposição, mas não é só isso.

Cuidar do corpo e da mente é fundamental para a elevar a autoestima e ter autoconhecimento. Ao contrário do que muita gente pensa, para ter bem-estar não é preciso de muito dinheiro nem de investimentos muito altos. É bem mais fácil do que se pode imaginar. Quer saber como? Então, confira nossas 6 dicas de como criar uma rotina saudável!

1. Mantenha uma alimentação saudável

A alimentação é o primeiro passo para uma vida mais saudável. Afinal, somos o que comemos. Se nos alimentamos bem, o corpo recompensa com maior disposição e vitalidade, além de prevenir enfermidades. Os benefícios desse hábito são inúmeros.

No entanto, se comemos mal, o organismo reclama, nos sentimos sempre muito cansados, temos problemas com o peso e a saúde também piora. Ou seja, é uma prática que só traz prejuízos. Sendo assim, adote um cardápio variado e rico em alimentos mais naturais, como frutas, verduras e legumes, além de carnes, ovos, leite e fontes vegetais de proteínas.

Tão importante quanto a qualidade da alimentação é ter tempo para comer. Priorize essa parte da sua rotina, reserve alguns minutos por dia para fazer uma refeição tranquila. Se não for possível preparar diariamente, você pode fazer pratos saudáveis e congelá-los para comer durante a semana.

2. Pratique atividades físicas regularmente

Outro item que não pode faltar na sua rotina é a prática de atividades físicas. É inegável o bem que fazer exercícios físicos regularmente traz para a saúde. Além de ajudar a tratar e prevenir diversas doenças, como obesidade, diabetes, hipertensão e osteoporose, exercitar-se produz hormônios que dão a sensação de bem-estar.

Está se sentindo um pouco para baixo, sem disposição? Mexa-se e veja a diferença que fará em seu cotidiano. Não precisa passar horas na academia, 30 minutos de exercícios, que pode ser uma simples caminhada no quarteirão, já são o suficiente para obter todos os benefícios.

3. Tenha um sono de qualidade

Muita gente ignora a qualidade do sono. Saiba que horas e mais horas dormindo não significa necessariamente que dormiu bem, apenas que dormiu muito. A verdade é que para avaliar um bom sono, basta perceber se consegue adormecer com facilidade, se não acorda durante a noite ou se quando desperta logo volta a dormir.

Além do mais, levantar com mais disposição e de bom-humor é um ótimo sinal de noite de descanso. Entretanto, se não é bem assim que acontece, é melhor rever os hábitos do sono. A seguir, confira o que fazer para melhorar.

  • tenha hora para dormir e acordar, assim o corpo acostuma e fica mais fácil pegar no sono;
  • desconecte-se do celular e desligue todos os aparelhos eletrônicos do quarto que tenha luz de standy by, pois até mesmo a pouca luminosidade inibe o hormônio do sono;
  • faça um ambiente aconchegante, com pouca luz, lençóis macios, cheirosos e bem esticados, leia um livro ou coloque uma música relaxante;
  • faça uma refeição leve antes de dormir, pois a digestão de comidas pesadas deixa o sono agitado.

4. Tire momentos para o lazer

Muitas vezes, a gente fica na correria do cotidiano e se esquece de tirar um tempo para o lazer, mas saiba que isso é muito importante. Ter um hobby ou fazer atividades prazerosas nos mantém com a mente mais saudável. Afinal, a vida não é apenas as obrigações, não é verdade?

Se você nunca tinha pensado nisso, então coloque na sua rotina alguns momentos por semana para fazer o que gosta. Pode ser dançar, viajar, passear, visitar os amigos, apreciar uma refeição com a família, enfim, o que distraia e traga satisfação.

5. Desconecte-se sempre que possível

É fato que a internet nos aproxima de quem está longe. Nas redes sociais, conseguimos conversar com pessoas do outro lado do mundo de maneira instantânea. Contudo, passar muitas horas por dia conectado pode não ser saudável. Existem pessoas que passam horas no smartphone.

Se você é desse time, que tal reduzir a conexão? Tente limitar o tempo de navegação e verá que sobrarão muito mais momentos para aproveitar de outras formas, como praticando os exercícios físicos, fazendo outra atividade prazerosa ou até mesmo cuidando da própria saúde. Que tal?

6. Contemple-se

Muito se fala sobre autoestima, mas você sabe exatamente o que ela é? É a nossa capacidade de gostar de nós mesmos do jeito que somos, tanto no físico quanto nas atitudes e na personalidade. Uma baixa autoestima mexe muito com o emocional e pode desencadear até mesmo a depressão.

Embora essa doença seja multifatorial, viver com a autoestima abalada nos deixa mais vulneráveis a ela. Por isso é tão importante trabalhar o “se sentir bem consigo”, a começar cuidando do próprio corpo e da mente. O autocuidado é algo fundamental para conseguirmos aderir a bons hábitos.

Quando temos essa consciência, fica mais fácil fazer boas escolhas que vão nos levar a uma melhor qualidade de vida e satisfação plena. Sendo assim, contemple-se, tire alguns momentos para cuidar de si, saiba o quanto especial você é, medite, relaxe e reconecte-se. Tudo isso importa para a sua saúde física e mental.

Viu como criar uma rotina saudável é mais fácil do que você imaginava? Não é preciso ter grandes recursos, apenas colocar as ideias em ordem, remanejar o próprio tempo e incluir as atividades que fazem bem ao organismo. A alimentação equilibrada, a prática regular de exercícios físicos, o sono de qualidade e o trabalho da autoestima são peças-chaves para atingir o tal sonhado bem-estar.

Interessou-se em saber mais sobre a relação entre corpo e mente? Veja que ela tem tudo a ver com a sua qualidade de vida. Aproveite que está por aqui e leia nosso artigo em que contamos 5 sinais de que sua cabeça influencia sua saúde!

Posts relacionados

Deixe um comentário