8 dicas de como emagrecer em casa com saúde!

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Para que o processo de emagrecimento seja efetivo, muitas vezes ele pode ser longo e gradual, exigindo uma mudança completa de hábitos — desde uma reeducação alimentar até a adoção de uma rotina mais saudável.

No entanto, pode ser complicado manter o peso sem o auxílio de um profissional ou de uma academia de ginástica, por exemplo. Além disso, a continuidade em uma dieta e nos exercícios físicos pode ser prejudicada por diversos fatores, como a ansiedade e a falta de equilíbrio emocional.

Para ajudar você, neste post separamos 8 dicas de como emagrecer em casa de forma prática e natural. Continue lendo e saiba como perder peso com saúde!

1. Adote uma dieta possível

É comum encontrarmos diversas dietas da moda na internet e em revistas por aí, prometendo um emagrecimento rápido. No entanto, quase sempre são muito restritivas, caras e distantes do cardápio comum dos brasileiros. Ou seja, o melhor é adotar uma dieta equilibrada, saudável e que esteja dentro das suas possibilidades.

Tendo isso em mente, é essencial adotar um cardápio variado, incluindo muitas frutas, verduras legumes e outros vegetais, além de carnes magras e alimentos ricos em fibras e gorduras saudáveis. Também é importante incluir castanhas, peixes oleosos (como o atum e o salmão), sementes (como a chia e a linhaça), entre outros alimentos naturais.

Por outro lado, é bom evitar os alimentos processados, como sucos de caixinha, refrigerantes e biscoitos, e os doces de modo geral. A torta recheada depois do almoço pode ser substituída por uma pequena porção de uma fruta em calda ou um pedaço de chocolate amargo, por exemplo.

2. Coma devagar e reduza as porções

Além de escolher melhor os alimentos, é importante reduzir as porções e comer mais devagar. Isso porque a saciedade, ou seja, a sensação de satisfação ao comer, está diretamente relacionada ao tempo que gastamos para comer entre as refeições.

O nosso metabolismo é guiado por uma resposta aos estímulos do nosso estômago e, quando ele está cheio, o nosso cérebro entende que não precisamos mais comer. Da mesma forma, ficar muito tempo sem comer é interpretado como uma situação de estresse físico, exigindo uma maior quantidade de alimento.

3. Faça pequenos lanches entre as refeições

Para ajudar a manter a saciedade, também é importante realizar pequenos lanches entre as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Assim, evita-se ter muita fome na hora de comer.

No entanto, é necessário escolher bem os alimentos. Fuja das barrinhas de cereais e dos iogurtes adoçados, que são pobres em nutrientes e ricos em calorias. O ideal é escolher alimentos naturais, como frutas frescas e secas (como ameixa, damasco e uva passa) e castanhas (nozes, amêndoas e avelãs), que são mais nutritivos.

4. Beba bastante água

A água é fundamental para estabelecer o equilíbrio de diversas funções do organismo. Por isso, devemos beber uma boa quantidade ao longo de todo o dia. O indicado é ingerir cerca de 2 a 3 litros diariamente, dependendo das necessidades de cada pessoa.

Além de reduzir a vontade de comer — uma vez que a sede pode ser confundida como fome —, a água também ajuda a eliminar diversas toxinas pela urina, que poderiam prejudicar o emagrecimento.

Quem não quiser beber apenas água pura pode consumir também chás, sucos naturais e água de coco. Por outro lado, é melhor não ingerir refrigerantes, sucos de caixinha e bebidas alcoólicas de modo geral.

5. Faça atividades físicas

Outro hábito que ajuda a emagrecer é a prática regular de atividades físicas, como correr, caminhar, pedalar ou nadar. Independentemente da escolha, essas atividades aeróbicas são necessárias para perder calorias. No entanto, elas devem ser praticadas de forma regular, cerca de 3 a 5 vezes por semana.

Os exercícios físicos de força, como a musculação e o crossfit, por exemplo, também são importantes para estimular a queima de calorias, pois ajudam a converter a gordura localizada em massa magra.

Além disso, outros hábitos simples devem ser adotados para que você tenha uma rotina mais saudável, como optar pelas escadas em vez do elevador e preferir caminhar ao invés de usar o carro em trajetos curtos.

6. Durma bem todas as noites

Muita gente não sabe, mas dormir bem também ajuda a emagrecer. Isso porque é enquanto dormimos que o nosso metabolismo regula a quantidade de hormônios liberados no organismo, e entre eles estão aqueles que ajudam a aumentar a saciedade.

Assim, o ideal é dormir entre 6 a 8 horas todas as noites regularmente. Não adianta dormir mal em um dia e tentar compensar no outro, pois essa regularidade é necessária para a manutenção de uma boa atividade metabólica. Sem contar que, caso não tenhamos uma boa noite de sono, ficamos mais estressados e sentimos mais vontade de comer, principalmente comidas muito calóricas.

7. Procure se motivar

Sabemos que pode ser difícil manter uma alimentação e hábitos saudáveis, pois uma notícia triste, um momento estressante e até uma propaganda já são suficientes para ativar a vontade de comer. Por isso, é necessário buscar motivação naquilo que nos deixa mais felizes, o que pode variar muito de uma pessoa para outra.

O mais importante é se manter motivado a continuar. Isso pode ser feito estabelecendo metas, como “entrar na calça jeans um número menor” ou ocupar-se com outras tarefas do dia a dia. Nessa hora, faz toda a diferença contar com o apoio da família e dos amigos para receber um incentivo.

8. Seja consistente

Nenhuma dessas dicas de como emagrecer em casa funciona rapidamente. Elas dependem de muito esforço e consistência. De nada adianta ficar se pesando todos os dias, ou ficar uma semana somente ingerindo líquidos, e depois retornar a uma rotina de maus hábitos. O processo de emagrecimento saudável é longo. Não dá para perder peso de modo natural sem foco e persistência.

Agora que você já sabe como emagrecer em casa, é fundamental destacarmos que nem sempre é possível perder peso sozinho. Em muitos casos, como no de pessoas obesas e com distúrbios alimentares, é fundamental contar com o suporte de profissionais especializados. Se esse for o seu caso, procure orientação médica para realizar o tratamento necessário. Conheça o tratamento saudável da Clínica da Obesidade. Acesse o cadastro e preencha o formulário para uma avaliação médica online gratuita!

Gostou das nossas dicas de como emagrecer em casa? Ainda assim você não consegue ter bons resultados? Então saiba quais são os principais motivos para a dificuldade de perder peso!

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