Como fazer novos amigos na vida adulta? Confira nossas 4 dicas

6 minutos para ler

Na infância e na adolescência, as amizades costumam surgir com facilidade, muitas vezes de forma natural. Com o tempo, vão se formando laços com os colegas da escola e os vizinhos, que podem permanecer por toda a vida. No entanto, isso pode ser mais difícil na vida adulta, pois nem todos sabem como fazer novos amigos.

Isso acontece, em grande parte, porque uma pessoa adulta tem outras prioridades. A vida profissional e familiar se torna o centro de tudo, não sobrando muito espaço para outros momentos de socialização. Assim, sair e conhecer novas pessoas pode ser um pouco mais complicado.

O fato é que o ser humano é um ser social por natureza. Não só gostamos, como precisamos ter amizades, pois a solidão pode nos trazer muitos problemas físicos e emocionais. Se você tem dificuldade em conhecer pessoas novas, continue lendo o post — vamos dar algumas dicas de como fazer novos amigos. Acompanhe!

Qual a importância de fazer novas amizades?

Se na época da escola e até da faculdade o nosso círculo de amizades podia passar de 30 pessoas, na idade adulta esse número pode cair drasticamente. Afinal, não convivemos mais com tantas pessoas e nem compartilhamos tantos momentos. Isso é válido, principalmente, para quem trabalha mais isolado e em empresas menores ou que o ambiente é muito formal. Sem contar que nem sempre há uma identificação imediata com os colegas de trabalho.

Além disso, os adultos também têm menos tempo disponível. Entre a família e o trabalho, fica difícil sobrar um tempo e disposição para conhecer mais pessoas. O problema é que nós temos essa necessidade inerente de conviver com os outros e em um ambiente mais amigável e descontraído.

Se analisarmos os primórdios da humanidade, podemos ter uma ideia de porquê isso acontece. Desde o tempo das cavernas, o homem aprendeu que consegue sobreviver melhor se unindo aos outros. Ou seja, somos mesmo seres sociais.

Na modernidade, essa socialização deixou de ser uma questão de sobrevivência. No entanto, evoluiu para uma maior qualidade de vida. Isso porque os amigos são aqueles que nos amparam em um momento difícil, bons ouvintes e companheiros para todas as horas. Portanto, ter amizades é fundamental para reduzir o estresse e a ansiedade, entre outras vantagens.

Como fazer novos amigos?

Até aqui, entendemos que ter amizades é importante, mas saber como fazer novos amigos é outra história. Para ajudar você, separamos algumas dicas. Confira!

1. Crie oportunidades de conhecer pessoas

É compreensível se a sua rotina não possibilita fazer amizades, sendo cheia de compromissos e responsabilidades. Isso não significa que você não possa criar oportunidades para fazer novos amigos.

Uma maneira de fazer isso é mudando a forma como você interage com as pessoas com quem já convive. Se o ambiente ou os momentos compartilhados normalmente não favorecem a amizade, crie novas situações. É o caso de ir almoçar com os colegas ou fazer um churrasco no domingo e chamar seus vizinhos. O importante é proporcionar um momento de descontração que contribua para ampliar os laços com essas pessoas.

Você também pode conhecer pessoas totalmente diferentes ao participar de outros grupos. Para isso, tenha um hobby, faça um trabalho voluntário, frequente uma academia de ginástica, aprenda um novo idioma ou inicie qualquer outra atividade. Uma grande vantagem disso é poder conhecer pessoas com interesses semelhantes aos seus.

2. Demonstre interesse pelas pessoas

Não basta apenas conhecer pessoas novas, não é mesmo? Para que elas se tornem suas amigas, é preciso se dedicar, prestando atenção ao que interessa a elas e o que dizem. Esse interesse precisa ser sincero e sem esperar nada em troca, pois demonstra que você aprecia a convivência com aquela pessoa.

3. Valorize mais as interações reais

O ambiente virtual favorece o contato indireto com inúmeras pessoas. Por sinal, é comum termos milhares de amigos nas redes sociais. Mas essas relações à distância são superficiais. Ao menos que você mantenha um contato mais próximo, é muito difícil considerar essas pessoas realmente suas amigas.

Isso não quer dizer que você não deva ter amigos virtuais. Significa apenas que não basta manter uma amizade baseada em curtidas e comentários. Um amigo de verdade precisa de tempo, dedicação e reciprocidade, elementos que só são possíveis na vida real.

4. Livre-se de preconceitos

Já falamos sobre como manter contato com pessoas com interesses e pensamentos semelhantes ajudam a criar amizades. No entanto, também é possível ter amigos com gostos e ideias diferentes.

Por isso, tente se livrar de preconceitos e estereótipos que só afastam você das pessoas. Dá para ser amigo do torcedor do time rival ou de alguém que tenha um gosto musical diferente, por exemplo.

O que é preciso para formar uma amizade?

Essas dicas são importantes para se aprender como fazer novos amigos, mas podem não ser suficientes. Afinal, o conceito de amizade é muito complexo, podendo até variar um pouco de acordo com as crenças das pessoas. Sem contar que não dá para chamar todo mundo que você conhece de amigo, certo?

De modo geral, para caracterizar um novo amigo e conservá-lo, podemos usar pelo menos três critérios. Saiba quais são eles abaixo.

Convívio

Dificilmente uma nova amizade vai surgir de um dia para o outro. Pelo contrário, é preciso conviver por um bom tempo para se construir uma relação sólida. É por isso que nossas amizades da infância são mais duradouras, por exemplo.

Interações

Estar sentado todos os dias ao lado de um colega de trabalho ainda não é suficiente para chamá-lo de amigo. Assim, uma amizade também é caracterizada pela quantidade de interações com as pessoas, como conversas, brincadeiras e comentários. Tudo isso acontece com o tempo e tende a fortalecer o vínculo com os outros.

Trocas

Mas não basta que as interações sejam superficiais. Você pode conviver por anos com alguém falando sobre o tempo ou comentando sobre o resultado da loteria, sem que necessariamente vocês se tornem amigos. É necessário haver uma intimidade, ou seja, um compartilhamento de informações, como segredos e experiências.

Enfim, existem diferentes maneiras de como fazer novos amigos. É importante tentar entender o que funciona com você e ir experimentando. Aos poucos, a tendência é que essas amizades se fortaleçam e ajudem a construir novas. Certamente, a manutenção desses laços vai fazer você uma pessoa bem mais feliz.

Agora, queremos saber de você! Gostou dessas dicas de como fazer novos amigos? O que faz para conhecer pessoas diferentes? Deixe sua resposta nos comentários!

Posts relacionados

Deixe um comentário