Como manter o foco nas festas de fim de ano?

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Uma das perguntas mais frequentes nos consultórios essa época do ano é: como manter o foco nas festas de fim de ano? Quando o assunto é emagrecimento, dezembro é o mês campeão de motivos para nos fazer “cair em tentação”.

Confraternizações na empresa, com os amigos, Natal, Ano Novo, viagem de férias… é preciso ficar atento(a) para não exagerar e transformar as variadas oportunidades de estar entre entes queridos em quilos adicionais na balança.

Alguns dilemas são trazidos à tona neste período: como aproveitar os momentos sem sentir-se culpado(a)? Como compartilhar instantes à mesa sem arriscar a dieta?

A manutenção de uma alimentação equilibrada durante as comemorações de fim de ano é uma tarefa que exige disciplina e força de vontade. Sem dúvida, ter consciência sobre os alimentos e bebidas que serão ou não consumidos é um ponto fundamental para manter o equilíbrio no relacionamento com a comida. Tenha muito cuidado com alimentos que engordam e devem ser evitados e descubra os que você pode encaixar em seu plano alimentar.

Adaptar a Ceia, incluindo opções de baixa caloria, é uma ótima alternativa para se manter saudável na noite de Natal, tornando-se mais fácil assim aproveitar essa época especial do ano, sem precisar abandonar a dieta.

O ano está acabando, mas o foco continua!

Há quem pense que fim de ano é a época do “pode tudo”. Você até pode, mas não deve, do contrário, terá que arcar com as consequências de suas escolhas.

Equilíbrio é a palavra-chave para passar por esse período sem sofrimentos, afinal de contas, de forma moderada, é possível selecionar alimentos os quais não abrimos mão de experimentar durante as confraternizações. Mas atenção! Não se deve comer (literalmente) de tudo um pouco como dizem por aí, ou você correrá o risco de ter, em um único prato, todas as calorias que deveria consumir em um dia inteiro.

Não deixe faltar à mesa alimentos naturais como frutas, vegetais, saladas e sementes. Eles irão ajudar no controle da fome e na manutenção da dieta. Aproveite a companhia dos amigos e da família para socializar e não ficar focado (a) nos comes e bebes durante a noite. Lembre-se, momentos em família como o Natal, refletem mais do que a própria ceia e a comida não é o principal motivo a ser celebrado.

7 dicas para manter o foco nas festas de fim de ano

1 – Procure não permanecer mais do que 3 horas sem se alimentar. Para isso, faça pequenos lanches entre as suas refeições e tenha o hábito de consumir bastante água. Desta forma, você poderá evitar os excessos durante as confraternizações;

2 – Opte apenas por uma sobremesa (em quantidade pequena e de preferência sem açúcar) por cada evento que irá participar. Além disso, troque o refrigerante pela água saborizada e ajude a reduzir sua taxa de consumo de açúcar.

3 – Não abuse das bebidas alcoólicas. Lembre-se que elas apresentam alto índice calórico.

4 – Se você tem aquele prato preferido da confraternização, opte por uma pequena porção para não passar vontade.

5 – Na Ceia de Natal, opte pelo peito de peru (menos calórico) no lugar das outras opções de carnes vermelhas.

6- Frutas são boas opções de lanches, pois contém fibras e ajudam a aumentar a saciedade.

7 – Pratique exercícios diariamente. Durante as férias, você tem mais tempo livre. Aproveite para se cuidar mais.

Cuidar da sua alimentação pré-festas também é importante

Você já sabe que manter uma alimentação saudável deve se tornar um hábito. Ainda assim, durante os dias que precedem o Natal e a chegada do Ano Novo, é importante ter uma alimentação ainda mais controlada, já prevendo a ingestão de alimentos que não fazem parte do cardápio do dia a dia.

Dessa forma, você continua cuidando do seu corpo, sem abrir mão de momentos em que poderá consumir alimentos que fogem da sua rotina, sempre com moderação.

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