4 dicas de como ter mais energia e disposição no dia a dia

6 minutos para ler

Atualmente, a rotina da maioria das pessoas é cada vez mais corrida. Passamos a acumular tarefas e fica mais difícil ter disposição para executar todas elas. Nem bem chegamos ao fim do dia e já estamos exaustos. Pensando nisso, você sabe como ter mais energia?

A correria não é apenas a única culpada da nossa falta de disposição. A verdade é que ela é somente um agravante, mas as principais causas podem ser seus hábitos de vida. Pois é. Má alimentação e sedentarismo são alguns dos responsáveis.

Está precisando dar um gás no seu dia a dia? Então, continue a leitura, pois temos 4 dicas incríveis para aumentar seu pique e deixar você com mais ânimo. Vamos lá?

1. Tenha uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável é muito mais importante do que se pode imaginar. Além de todos os benefícios que a envolvem, como emagrecimento e prevenção de doenças, ela pode determinar seu estado de espírito e até mesmo sua disposição.

Vitaminas e minerais

A carência de nutrientes pode afetar diretamente sua disposição. A falta de ferro, por exemplo, causa anemia, que, por sua vez, tem como consequência o cansaço constante. O mesmo acontece com diversos outros minerais e vitaminas, fundamentais para a regulação do funcionamento do organismo. Por isso, não deixe de consumir alimentos ricos nessas substâncias, como frutas, verduras e legumes.

Açúcar

Você sabia que o cérebro fica mais lento após a alta ingestão de açúcar? Sim, ele reduz as funções cognitivas por algum tempo fazendo com que o indivíduo não consiga raciocinar e resolver problemas corretamente. Sendo assim, evitar doces e guloseimas açucaradas ajuda a ter mais disposição e concentração.

Energia

O corpo precisa de combustível para funcionar. Se não tem o suficiente, começa a trabalhar em marcha lenta para poupar energia. Por isso, é preciso fazer as refeições de maneira saudável e equilibrada para que seu organismo tenha tudo o que necessita para funcionar bem.

2. Pratique atividades físicas

Você sabia que praticar atividades físicas regularmente faz você ter mais energia? Como isso acontece? Bom, embora fiquemos cansados após nos exercitarmos, nosso corpo se sente muito melhor, pois há a produção de hormônios responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar, o que já ajuda no humor.

As atividades físicas também nos dão condicionamento físico. Isso significa que o corpo precisa fazer menos esforço para exercer tal movimento, como subir um lance de escadas ou pegar uma caixa pesada do chão. Aos poucos, o corpo fica mais funcional.

Além disso, os movimentos atuam oxigenando melhor todos os tecidos, inclusive do cérebro e do músculo. Com mais oxigênio e nutrientes, os órgãos funcionam bem melhor e, consequentemente, temos mais disposição e concentração para encarar as tarefas do dia a dia.

3. Beba água

A água é um bem essencial à vida. Muitas vezes, deixamos de dar a devida importância ao líquido, mas saiba que ela traz mais benefícios do que pode imaginar. Imagine uma máquina que precisa de óleo para funcionar. Quando passa o tempo, o óleo fica pegajoso e não flui como antes pelas engrenagens até que o equipamento começa a falhar.

Assim acontece com nosso organismo, que necessita de água para que seus fluidos tenham a consistência ideal para exercerem suas funções. Com pouca hidratação, os líquidos não correm corretamente pelos tecidos, o que pode dificultar, e muito, o trabalho dos órgãos, inclusive do cérebro.

Imagine que até mesmo a absorção de nutrientes é prejudicada. O resultado? Ficamos sem energia, pois ela não consegue chegar até as células. Por isso, nada é melhor que manter a hidratação em dia. Você sabe qual é a quantidade certa a beber?

O cálculo é bem simples: peso corporal multiplicado por 35 ml. Assim, você tem o volume mínimo de água que o organismo precisa. Uma pessoa que tem 50 kg, por exemplo, deve beber, pelo menos, 1.750 ml diariamente. Para ficar mais fácil, divida esse valor por 200 ml e tenha a quantidade de copos a ingerir. Já fez seus cálculos de ingestão hídrica?

4. Tenha um sono de qualidade

Você acorda bem-disposto e cheio de energia ou parece que um caminhão o atropelou na noite passada? Brincadeiras à parte, saiba que o mau humor matinal tem mais a ver com a qualidade do seu sono do que com a irritabilidade.

É durante o sono que o corpo se recupera, as células se regeneram e muitos hormônios são produzidos. Você não sente, mas muitos processos importantes acontecem nessa hora. Por isso, se não dormimos bem, tudo isso fica comprometido e acordamos como se o sono fosse insuficiente.

Quantidade não é qualidade. De nada adianta dormir 8, 9 ou 10 horas diariamente se você desperta sem disposição. É sinal de que algo está errado. Um sono de qualidade contempla um adormecer rápido, não acordar durante a madrugada ou apenas uma ou duas vezes, mas pegar no sono novamente, sem problemas.

Agora, se você demora a dormir, acorda por qualquer motivo, custa a adormecer novamente e tem um sono muito agitado, é hora de se preocupar com a qualidade do seu sono. A seguir, confira algumas dicas rápidas para ter boas noites de sono:

  • faça refeições leves, pois a digestão de alimentos pesados atrapalha o sono;
  • arrume o quarto de maneira aconchegante, com lençóis esticados, música relaxante e pouca luminosidade;
  • desligue os aparelhos eletrônicos do quarto, já que as luzes inibem a produção do hormônio do sono (melatonina);
  • desconecte-se do smartphone e evite mexer nele antes de dormir, porque as distrações, como redes sociais, podem dificultar o adormecer;
  • consuma alimentos ricos em triptofano, como banana e leite, que ajudam na produção de serotonina (hormônio do bom humor) e melatonina.

Como ter mais energia para o dia a dia é uma das dúvidas mais comuns, principalmente por quem vive na correria. Para isso é preciso manter bons hábitos, ou seja, um estilo de vida mais saudável. Assim, o organismo funciona melhor e o corpo corresponde à demanda de tarefas que damos a ele diariamente.

Você sabia que há uma relação entre mente e corpo maior do que podemos imaginar? Aproveite que está por aqui e descubra 5 sinais de que sua cabeça influencia sua saúde.

Posts relacionados

Deixe um comentário