Equilíbrio: aprenda a cuidar do corpo e da mente!

11 minutos para ler

Muito tem se falado sobre a importância do autocuidado para a manutenção da saúde como algo constante, fazendo parte da rotina. Cuidar do corpo e da mente deve ser um compromisso, envolvendo medidas e decisões que levem a um maior bem-estar e qualidade de vida, independente das preferências de cada um.

De fato, encontrar o tão sonhado equilíbrio físico e mental pode ter significados diferentes de uma pessoa para outra. Enquanto alguns se beneficiam da prática intensa de esportes, outros preferem atividades físicas moderadas, por exemplo. De todo modo, esses hábitos precisam incluir a preocupação com uma nutrição adequada, com a higiene pessoal, bem como realizar coisas para relaxar e se sentir bem. Além disso, é necessário manter a saúde em dia, fazendo um check up médico regularmente e buscando tratamento quando necessário.

Mas como manter esse equilíbrio na prática? É o que mostraremos neste artigo! Continue lendo e conheça nossas dicas para cuidar do corpo e da mente para ser mais saudável!

A importância de manter a mente e o corpo em equilíbrio

Muitas pessoas focam na saúde física esquecendo da mental ou vice-versa. No entanto, é bom lembrar que qualquer alteração no organismo pode prejudicar a nossa mente, da mesma forma que um problema de origem psicológica afeta a saúde do corpo. Por isso é tão necessário cuidar de ambos os aspectos.

Para explicar melhor, basta analisarmos a prática regular de exercícios físicos e a adoção de uma alimentação balanceada. Esses dois fatores são básicos para a manutenção de um bom peso corporal e níveis adequados de indicadores como o colesterol e a pressão arterial. Porém, também estão associados à sensação de prazer e a uma maior autoestima. Ou seja, o nosso bem-estar depende tanto de cuidar do corpo quanto da mente.

Outro ponto importante é que ao cuidarmos do corpo estamos sustentando sistemas complexos de células e órgãos, fundamentais para as nossas ações rotineiras, como andar, falar e mesmo respirar. Dessa forma, esse cuidado representa uma melhoria na nossa funcionalidade e no modo como realizamos essas atividades básicas.

Sem contar que o tempo todo estamos processando estímulos e emoções que se refletem de um jeito ou de outro na nossa saúde. A falta de um equilíbrio entre o bem-estar do corpo e da mente pode afetar a nossa capacidade de responder adequadamente a essas experiências, provocando problemas de curto e longo prazo.

Por isso, é fundamental estarmos atentos a qualquer sinal de instabilidade no nosso organismo, pois ele sempre dá indícios de que algo não está bem. Assim, não se deve ignorar uma dor ou alguma vontade do nosso corpo, pois ela pode indicar uma necessidade a ser suprida para ele ser mais forte e ter mais saúde.

Cuidar do corpo e da mente: 12 passos para uma nova rotina

Cuidar do corpo e da mente é um dos requisitos para quem deseja ter mais saúde, qualidade de vida e ser mais feliz. No entanto, muitas vezes é necessário fazer uma mudança total na rotina, cortando ou reduzindo hábitos nocivos e incorporando novos, que proporcionam mais bem-estar e qualidade de vida.

Apesar de as vezes ser preciso fazer uma mudança de vida radical, quase sempre esses novos hábitos são simples e podem ser adquiridos aos poucos. O mais importante é buscar esse equilíbrio e ter a consciência de que ele é fundamental para se ter mais saúde. A seguir, listamos alguns passos para cuidar do corpo e da mente.

1. Pratique a meditação

A meditação tem conquistado cada vez mais adeptos. O fato é que meditar alguns minutos por dia já traz inúmeros benefícios, pois ajuda a relaxar e descansar, proporcionando autoconhecimento e equilíbrio entre o corpo e a mente.

Existem diversas técnicas de meditação — basta encontrar aquela que seja mais adequada aos seus hábitos e às suas preferências. Em seguida, deve-se escolher um local calmo e tranquilo, podendo ser colocada uma música para proporcionar um ambiente mais acolhedor. O mais importante é que esse seja um momento voltado para a busca de paz e relaxamento.

2. Invista no autoconhecimento

E por falar em autoconhecimento, ele também é muito importante para a saúde. Afinal, é a partir do entendimento das necessidades individuais que buscamos aquilo que nos faz bem, não é mesmo?

Assim, é fundamental prestar atenção a todos os sinais do organismo, ainda que pequenos. Qualquer alteração pode ser um sinal de que algo não vai bem e precisa de uma avaliação e um acompanhamento profissional. Para tanto, invista em um check up médico e faça exames de rotina, buscando todas as informações necessárias para se manter saudável.

3. Leia mais

Manter-se bem informado é um pré-requisito para cuidar do corpo e da mente. Por isso, é importante ler bastante, inclusive sobre os assuntos que podem ajudar a sua rotina de cuidados com a saúde. O conhecimento também é necessário para um melhor desenvolvimento mental, ampliando nossas possibilidades de ação e o próprio entendimento sobre o mundo ao nosso redor.

Além disso, a leitura pode ser relaxante e prazerosa, ajudando a aliviar o estresse e desgaste psicológico e emocional. Pode ser um romance épico, uma história em quadrinhos ou até uma revista de fofoca. Independentemente da preferência de cada um, ler mais é uma ótima maneira de se cuidar.

4. Respeite seus limites

Outro ponto importante ao se cuidar do corpo e da mente é entender que nem sempre será possível alcançar aquilo que desejamos. Seja porque queremos nos impor um padrão idealizado, seja porque nossas metas não condizem com a realidade. O melhor é saber respeitar os limites físicos e psicológicos de cada um.

Um exemplo clássico é o de alguém que precisa fazer tratamento da obesidade. Adotar uma dieta muito restritiva ou forçar muito durante os exercícios pode não dar os resultados esperados e o pior, trazer danos graves à saúde. Nessa hora, além de procurar ajuda profissional, é preciso ter consciência do que é realmente possível e benéfico e passar por uma reeducação alimentar.

5. Alimente-se bem

Agora falaremos de uma das dicas mais importantes. Afinal, antes de tudo, cuidar do corpo envolve fornecer os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento. Por isso, é fundamental manter uma dieta balanceada, rica em vitaminas, sais minerais e fibras e com quantidades equilibradas de carboidratos, gorduras e proteínas.

Ter uma alimentação saudável também significa fazer escolhas inteligentes, privilegiando fontes naturais e evitando os ingredientes processados. Inclusive, alguns alimentos, conhecidos como funcionais, contribuem para as funções do organismo e, por isso, devem ser incluídos na dieta.

6. Pratique exercícios

A verdade é que o corpo humano foi feito para se movimentar. Por isso, uma rotina saudável deve incluir a prática de atividades físicas, como caminhar, correr, nadar e exercícios de fortalecimento, para melhorar a postura e o condicionamento físico.

Além de fazer bem para o corpo, a atividade física libera hormônios, como a endorfina, que proporciona uma sensação de bem-estar e relaxamento ao organismo. Outra vantagem é que a prática de um esporte, principalmente os coletivos, ajuda a melhorar a concentração e a consciência corporal. Sem contar que é uma ótima oportunidade para socializar e se relacionar com outras pessoas.

É bom destacar que essa prática deve ser regular para ser efetiva. De nada adianta ficar muito tempo sem se exercitar e tentar compensar tudo em um dia. O ideal é praticar exercícios de 4 a 5 vezes por semana, por cerca de uma hora de duração.

7. Use protetor solar

Essa dica é bem simples, mas essencial. Usar filtro solar todos os dias ajuda a proteger a pele dos raios solares, que provocam o envelhecimento e inúmeras doenças, como o câncer. Por isso, o produto é indispensável, devendo ser aplicado várias vezes ao longo do dia, inclusive quando não há exposição direta ao sol.

Isso não quer dizer que os raios solares sejam nocivos. Pelo contrário, eles são fundamentais para a produção de vitamina D, que fortalece os ossos e o sistema imunológico. No entanto, essa exposição deve ser controlada e com o uso do filtro solar, que protege contra os raios mais nocivos.

8. Beba muito líquido

O corpo humano é composto por mais de 70% de água. Portanto, não é por acaso a importância da hidratação para a nossa vida, sendo a principal responsável pela regulação das funções do organismo, inclusive a nutrição, a eliminação de toxinas e o equilíbrio da temperatura.

Dessa forma, é recomendado o consumo diário de cerca de 2 a 3 litros, dependendo da necessidade de cada um. Isso porque algumas pessoas perdem mais água na transpiração, principalmente aquelas mais ativas.

É bom destacar que essa água pode ser ingerida pura ou na forma de outros líquidos, como sucos naturais, chás e até mesmo frutas. O mais importante é se manter bem hidratado todos os dias.

9. Seja realista com as metas

Para respeitar os próprios limites, antes é preciso ser realista com aquilo que se deseja. Apesar de ser importante definir metas para alcançar bons resultados, elas devem ser condizentes com a realidade e as possibilidades de cada um.

Mais uma vez, no caso de uma pessoa que quer perder peso, ela deve conhecer quais as condições para isso. Enquanto alguns conseguem emagrecer somente com uma dieta equilibrada e a inclusão de exercícios na rotina, outros precisam de um método mais incisivo.

Assim, antes de estabelecer uma meta, é fundamental procurar ajuda profissional para se conhecer melhor e entender as suas possibilidades. Um médico poderá indicar qual a abordagem mais adequada e que traga mais resultado.

10. Vá ao médico

Não é só para emagrecer ou quando surgir algum problema mais sério que se deve procurar ajuda médica. Pelo contrário, o ideal é se consultar regularmente com um clínico geral para monitorar o estado de saúde.

Um médico generalista realiza o primeiro atendimento, encaminhando para outros especialistas caso seja necessário. Ele pode pedir uma série de exames de rotina que podem indicar se existe alguma alteração, E fazer as primeiras recomendações.

11. Faça acompanhamento com psicólogo

Infelizmente, ainda é grande o preconceito com a terapia. Muita gente negligencia a saúde mental por não acreditar na gravidade dos distúrbios psicológicos, ou que ela deve ser feita apenas em pessoas com problemas mentais graves.

No entanto, qualquer pessoa pode e deve fazer um acompanhamento psicológico, como forma de cuidar do corpo e a mente. Um profissional pode ajudar a encontrar formas de lidar melhor com problemas, entender e processar sentimentos e superar dores, sejam elas físicas ou mentais.

12. Construa uma nova realidade

Para muitas pessoas, cuidar do corpo pode exigir uma completa reestruturação da rotina e do ambiente. Ou seja, para que esse autocuidado tenha efeito, pode ser preciso construir uma nova realidade ao seu redor, tanto pela revisão de hábitos quanto de crenças e métodos.

Por sinal, a falta de tempo, dinheiro e espaço costuma ser bastante usada como desculpa para não se cuidar. Neste sentido, é importante fazer uma avaliação e repensar toda a vida, pois, a falta de cuidado consigo pode decorrer de problemas ainda maiores e que prejudicam a rotina e o seu crescimento pessoal.

Assim, vale a pena olhar para si mesmo, analisar o seu dia a dia e pensar em tudo que tem feito e vivido. Nesse momento, é bom refletir sobre qual é o sentimento em relação a cada parte da vida. Por exemplo, é o caso de entender o quanto o seu trabalho traz recompensas e não apenas financeiras, se ir a academia todo dia tem trazido resultado ou é melhor procurar outra atividade física e até quanto tempo é gasto por semana com momentos relaxantes e divertidos.

Todas essas dicas para cuidar do corpo e da mente devem fazer parte de um exercício diário de autoanálise e autoconhecimento. Não tenha medo de errar e recomeçar, pois o que está em jogo é o seu equilíbrio e a sua saúde física e mental. Também não espere uma transformação imediata, pois esse é um esforço contínuo e gradual e que aos poucos traz resultados.

Gostou dessas dicas de como cuidar do corpo e da mente para ter equilíbrio? Quer conferir mais artigos sobre saúde e bem-estar? Então, assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Posts relacionados

Deixe um comentário