Estria vermelha sai? Saiba sua relação com a obesidade

6 minutos para ler

Uma das maiores dúvidas em relação à pele é se a estria vermelha sai. Esse tipo de marca pode minar a autoestima da pessoa e está diretamente relacionada à obesidade. Isso mesmo! Os quilos a mais podem ser a principal razão pela qual as listras indesejadas surgem.

Aliás, antes de mais nada, vale dizer que as estrias são super comuns e, dificilmente alguém não as apresenta em algum momento da vida. Quer entender como isso acontece, como evitar e quais são os tratamentos? Continue a leitura, pois, neste artigo, contamos tudo para você. Confira!

O que são estrias?

Para quem não sabe, as estrias têm aspecto linear e se dispõem de maneira paralela. Elas são cicatrizes causadas pelo estiramento da pele, que gera uma destruição das fibras elásticas e de colágeno. Geralmente, isso acontece por conta da espessura afinada da derme.

O surgimento das estrias depende da qualidade da pele que, por sua vez, está ligada ao estilo de vida. Má alimentação, sedentarismo, tabagismo e baixo consumo de água podem deixar a pele suscetível aos problemas, inclusive as estrias.

Algumas pessoas relatam coceira e ardência na pele quando surgem novas estrias, mas o comum é não terem sintomas. As listras costumam aparecer em locais como pernas, barriga, bumbum, braços, costas e coxas. Apesar de as mulheres serem mais propensas a apresentar as marcas, os homens também podem ter.

Vale dizer que as estrias não têm qualquer influência sobre a saúde, ou seja, ela não é um problema médico. Entretanto, muitas pessoas podem se incomodar com o aspecto que elas dão à pele, ficando com a autoestima baixa.

Qual é a relação das estrias com a obesidade?

Como dissemos, as estrias aparecem quando a pele é esticada de maneira em que não consegue suportar esse processo. Por exemplo, durante a gravidez, a barriga e as mamas crescem muito rápido e a elasticidade pele não é capaz de acompanhar. Por isso é que as mulheres devem redobrar os cuidados se quiserem evitar as estrias.

O mesmo acontece na obesidade. O esticamento da pele é maior do que a sua capacidade de se manter íntegra, fazendo com que aconteça o rompimento das fibras de sustentação e, consequentemente, surjam as estrias. O problema se agrava quando a pessoa sofre o “efeito sanfona”, que é quando a pessoa emagrece e engorda várias vezes, não conseguindo manter um peso regular.

Quais são os tipos de estrias?

Provavelmente, você já viu estrias vermelhas, roxas e brancas. Na verdade, todas elas se tratam da mesma condição, mas em fases diferentes. Assim que as estrias surgem, elas são vermelhas ou arroxeadas. Isso porque elas ainda são recentes e têm maior quantidade de sangue circulando no local, o que facilita o tratamento.

Conforme o tempo passa, as estrias vão ganhando aspecto esbranquiçado até se tornarem totalmente brancas e peroladas. Há uma variação conforme a espessura e a profundidade dessas marcas. Algumas são mais estreitas e superficiais, enquanto outras são mais largas e profundas.

É importante saber essas informações para ter o tratamento adequado das estrias, pois cada uma delas pode ser amenizada com procedimentos diferentes. Quanto mais clara, larga e profunda, mais empenho é necessário para removê-la.

Sendo assim, é fundamental buscar ajuda profissional assim que as estrias aparecem, ainda vermelhas, pois aumentam as chances de tratamentos mais simples serem eficazes.

Como evitar as estrias?

Além do fator genético e do ganho de peso, um estilo de vida com maus hábitos e a baixa hidratação da pele favorecem o aparecimento de estrias. Por isso, o modo de prevenir as marcas é evitando esses pontos que prejudicam a derme. A seguir, confira algumas dicas:

  • evite o ganho de peso rápido;
  • mantenha o peso corporal saudável;
  • hidrate a pele tanto por dentro (bebendo água), quanto por fora, com cremes e óleos corporais;
  • tenha uma alimentação saudável rica em alimentos frescos e nutritivos, e pobre em comidas ultraprocessadas, açúcares e gorduras;
  • pratique atividades físicas regularmente (OMS indica 150 minutos por semana);
  • evite o cigarro

Afinal, estria vermelha sai?

Podemos dizer que as estrias não têm cura, mas têm tratamentos que visam minimizar o aspecto e deixá-las menos perceptíveis. As estrias vermelhas têm um ótimo prognóstico. Isso significa que fazendo os procedimentos certos, as chances de amenizar a aparência delas são altas.

Os tratamentos para estrias vermelhas podem ser feitos com esfoliação com bucha vegetal ou esfoliantes apropriados e o uso de cremes específicos para estrias ou óleo de rosa mosqueta, que é ótimo para cicatrização. O dermatologista também pode prescrever ácidos, que fazem uma descamação na pele forçando a renovação e estimulando as fibras de colágeno e elastina.

Estrias brancas

Se o seu caso é de estrias brancas, saiba que, atualmente, existem diversos procedimentos que também podem dar resultados satisfatórios amenizando o aspecto da estria, deixando-a mais estreita. Veja quais são tratamentos que podem ser indicados:

  • peeling com ácido retínóico: feito diretamente com profissionais, como dermatologista ou fisioterapeuta;
  • dermaroller: é aplicado um rolinho com agulhas que ajudam na estimulação de uma pele mais firme e uniforme;
  • laser de CO2 ou luz pulsada: oferece ótimos resultados para esse tipo de estrias;
  • dermoabrasão: uma esfoliação mais profunda que estimula a renovação da pele;
  • intradermoterapia: são injeções aplicadas ao longo das estrias que são capazes de reduzir o aspecto e o tamanho das marcas;
  • carboxiterapia: são injeções de gás carbônico que estimulam o colágeno e a elastina;
  • camuflagem: técnicas de tatuagem que ajudam a camuflar as estrias;
  • cirurgia: quando existe uma quantidade grande de estrias e flacidez no abdômen, é possível fazer uma abdominoplastia, que remove o excesso de pele, eliminando as estrias que estavam ali.

Como você pode ver, a estria vermelha sai com tratamentos adequados que consistem na hidratação da derme e no uso de produtos específicos para a regeneração da pele. Para o caso de estrias brancas, são necessários outros procedimentos mais invasivos. Como o problema está diretamente relacionado à obesidade, uma das maneiras de preveni-lo é mantendo o peso corporal saudável e adotando bons hábitos de vida.

Para perder e manter o peso, nada é melhor do que a reeducação alimentar. Esse processo nos permite fazer boas escolhas. Quer entender sobre o assunto? Aproveite que está por aqui e leia o nosso post!

Posts relacionados

Deixe um comentário