Guia completo sobre o tratamento da obesidade

12 minutos para ler

A obesidade é um distúrbio no qual o excesso de peso chega a prejudicar a saúde do indivíduo. Essa situação pode ocasionar uma baixa na autoestima, com um grande impacto na saúde mental, e o desenvolvimento de doenças graves que podem levar à morte. Por isso é importante recorrer a um guia de tratamento da obesidade.

Esse tratamento pode incluir a adoção de hábitos que eliminam da rotina a alimentação incorreta e o sedentarismo. Também é preciso buscar ajuda especializada, como um médico ou uma clínica / hospital que permitam emagrecer sem cirurgia.

Quer ter mais detalhes sobre o assunto? Acompanhe este texto e saiba como pode ser mensurada a obesidade, qual a importância desse procedimento e como tratar desse problema, que pode ser incômodo e ainda colocar em risco a sua saúde. Confira!

1. O que é a obesidade?

A obesidade é um distúrbio causado pelo acúmulo em excesso de gordura no organismo. Para saber se a pessoa está obesa, é preciso calcular o índice de massa corporal (IMC). Ele pode ser calculado dividindo o peso da pessoa pelo valor da sua altura elevado ao quadrado.

Em pessoas adultas saudáveis o IMC varia entre 18,5 e 24,9. Já quando o valor do IMC estiver acima de 25, temos então o quadro de sobrepeso. Na situação em que o valor é acima de 30, já se constitui a obesidade.

2. Por que é importante tratar a obesidade?

A obesidade traz muitas consequências para a saúde, tanto corporal quanto psíquica. Por exemplo, uma pessoa obesa pode enfrentar diversas dificuldades de locomoção e também de aceitação pela nossa sociedade.

É comum, por exemplo, a pessoa ter dificuldades de encontrar roupas adequadas para o seu corpo. Nesse sentido, a obesidade pode promover uma alteração na sua autoestima. Além disso, a obesidade favorece o surgimento de doenças graves e que podem até ocasionar a morte. Essas doenças atuam de maneira generalizada no organismo, provocando alterações nos sistemas respiratórios e cardiovasculares, por exemplo. Vejamos a seguir algumas dessas doenças relacionadas à obesidade.

2.1 Doenças cardiovasculares

A obesidade é uma facilitadora para o surgimento de doenças cardiovasculares. A pessoa obesa pode desenvolver mais facilmente problemas como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e fibrilação arterial, por exemplo.

Essas doenças têm relação com o aumento de peso devido ao fato de que a pessoa obesa tem transformações químicas da glicose, as quais ajudam a aumentar os níveis de açúcar no sangue. Em consequência disso, há um enrijecimento do músculo cardíaco, ao passo que o aumento da gordura ao redor desse órgão amplia a possibilidade de entupimento das artérias. Dessa maneira, há um prejuízo generalizado no desempenho correto do coração.

2.2 Problemas respiratórios

Com o aumento de peso, o organismo enfrenta um desequilíbrio no rendimento da força muscular. Embora tenha muita massa corporal, a pessoa obesa não consegue sequer fazer o levantamento de pouco peso. Essa situação acaba comprometendo o funcionamento do sistema respiratório.

Isso ocorre porque o aumento de gordura na parede do abdômen, característico de uma pessoa obesa, dificulta a movimentação do diafragma. Em decorrência disso, há uma redução da capacidade de expansão do pulmão, fazendo com que a entrada de ar seja mais restrita. Sendo assim, o corpo faz mais esforço para respirar, o que pode promover muita fadiga e falta de ar.

2.3 Hipertensão

A hipertensão também é uma das doenças que estão relacionadas à obesidade. Ela consiste no quadro de aumento da pressão nos vasos sanguíneos e é decorrente do consumo de alimentos constituídos por gorduras saturadas e sódio.

Essas substâncias fazem com que os vasos sanguíneos fiquem comprimidos e cheios de gordura, o que dificulta a circulação do sangue e faz com que o coração trabalhe de maneira anormal. A hipertensão é uma doença considerada silenciosa, mas que, a longo prazo, começa a ser evidente, quando a pessoa apresenta um quadro de insuficiência cardíaca.

2.4 Diabetes

A obesidade também tem uma relação bastante estreita com o desenvolvimento da diabetes. Isso porque o excesso de gordura na região abdominal, muito presente na pessoa obesa, acaba atrapalhando o funcionamento das células que convertem glicose em energia.

Com isso, é possível ter um desequilíbrio na produção de insulina, o que promove o acúmulo de glicose no sangue. A bem da verdade, a genética é um dos fatores preponderantes para o desenvolvimento da diabetes. No entanto, a obesidade facilita ainda mais o surgimento dessa doença.

2.5 Apneia do sono

A apneia do sono é caracterizada pelas paradas respiratórias involuntárias durante o sono. E ela tem forte relação com a obesidade porque o acúmulo da gordura na região do tronco e do pescoço fazem com que as vias aéreas se fechem na altura da faringe.

Dessa forma, a pessoa desperta várias vezes por um breve período durante a noite para que seja retomada a respiração. Essa característica faz com que pessoas com quadro de apneia do sono tenham sonolência excessiva durante o dia, o que pode comprometer os afazeres diários e a sua capacidade de raciocínio.

2.6 Colesterol alto

Pessoas com quadro de obesidade geralmente não praticam atividades físicas com frequência e também não têm uma alimentação adequada.

Em decorrência disso, os níveis do chamado colesterol ruim podem aumentar, o que provoca o acúmulo de gordura no interior dos vasos sanguíneos, ampliando a possibilidade de entupimento das artérias e veias. Se essa situação for prolongada e agressiva, é provável que a pessoa tenha derrame ou infarto.

2.7 Infertilidade

A capacidade reprodutiva também sofre interferência da obesidade. As mulheres que estão com excesso de peso podem ter dificultado o ciclo menstrual, o que compromete o processo de ovulação. Além disso, o acúmulo de tecido adiposo promove a liberação de toxinas que são danosas para os óvulos, o que prejudica a fertilidade da mulher.

No caso dos homens, a situação não é muito diferente. Isso porque a obesidade faz alterar os índices do hormônio testosterona, o que pode comprometer a produção de espermatozoides. Dessa forma, tanto homens quanto mulheres têm a sua fertilidade comprometida na situação de obesidade.

Disfunção erétil

2.8 Depressão

Problemas sociais e depressão são sinais característicos da obesidade. Muitas pessoas com depressão têm como hábito compensar a tristeza com o consumo exagerado de alimentos, o que leva a uma compulsão alimentar, a qual faz parte de um ciclo vicioso em que se come exageradamente e o peso aumenta.

Além disso, o excesso de peso promove elevações de toxinas que geram estresse no organismo. Essas toxinas chegam ao cérebro e impossibilitam as sensações de bem-estar, motivação, saciedade e humor.

2.9 Hipertrofia ventricular

Essa é uma doença que acontece com mais frequência em pessoas obesas. A hipertrofia ventricular é caracterizada pela necessidade de o músculo cardíaco expandir seu tamanho para dar conta do esforço superior ao normal.

O problema ocorre pela alta demanda criada por um volume corporal excessivo. Uma consequência comum decorrente da hipertrofia ventricular é a parada cardíaca súbita.

3. Guia de tratamento da obesidade

Muitas pessoas, para perderem peso, recorrem a tratamentos ineficazes e muitas vezes nocivos, como as dietas de emagrecimento rápido. No entanto, para emagrecer é preciso adotar algumas práticas saudáveis e fazer acompanhamento médico. Vamos conhecer algumas dicas a seguir.

3.1 Mude seus hábitos

Antes de iniciar o tratamento da obesidade, é preciso rever alguns hábitos, pois eles são os responsáveis por você não conseguir perder peso. É o caso, por exemplo, de você refletir sobre o tipo de alimentos que você consome. Eles de fato têm trazido nutrientes para seu corpo ou apenas resolvido uma compulsão alimentar?

Outra questão que deve ser feita é a respeito dos horários em que você come. Por exemplo, você costuma pular refeições na tentativa de emagrecer, mas, quando se depara com um prato de comida, você come excessivamente? É preciso repensar essas situações e mudar o hábito no sentido de ter uma dieta mais nutritiva e equilibrada, em horários certos e resolver os gatilhos que estimulam a compulsão alimentar.

3.2 Pratique exercícios

Iniciar uma rotina de exercícios físicos pode ser bastante difícil para pessoas obesas. No entanto, é preciso dar o primeiro passo e cultivar esse hábito, pois a atividade física ajuda a queimar calorias e melhorar a sua qualidade de vida.

Dessa forma, tente gradualmente começar a praticar atividades. Não é necessário e nem é recomendado você iniciar com uma atividade intensa. Comece por uma caminhada simples ao redor do quarteirão da sua casa com duração de pelo menos 30 minutos todos os dias. Já será uma ajuda importante no tratamento da obesidade!

Vale destacar também que não é necessário você realizar somente exercícios aeróbicos. Qualquer atividade física ajuda a eliminar o peso. Ou seja, se um dia você quiser alternativa para sua caminhada, tente andar de bicicleta, nadar ou mesmo praticar musculação ou uma luta.

Também vale a pena aproveitar a disponibilidade que a nossa rotina oferece para que nos mantenhamos mais ativos fisicamente. Assim, você pode optar por usar a escada em vez do elevador, ou tentar reduzir o uso do carro para distâncias próximas. Vá a pé ou estacione mais longe para acrescentar uma pequena caminhada no seu dia.

3.3 Faça acompanhamento psicológico

A mudança de hábitos que comentamos anteriormente pode ser potencializada com a ajuda de um acompanhamento psicológico. A ajuda de um profissional dessa área de saúde possibilita a identificação de quais são os gatilhos que fazem com que você nunca saia da situação em que você se encontra.

Além disso, esse profissional vai ajudar você a encontrar um propósito para realizar todas as atividades necessárias no seu dia a dia, fazendo com que você fique menos sedentário. Ele também pode ajudar a eliminar hábitos tóxicos, como, por exemplo, fumar, comer muitos doces, beber bebidas açucaradas e outras que impedem você de perder peso.

A ajuda psicológica também permite que você aprenda novos hábitos. É possível que você faça um planejamento para intercalar na sua rotina aqueles hábitos que vão fazer com que você tenha mais saúde física e mental.

3.4 Procure ajuda médica

Além de um suporte psicológico, é recomendável que você procure ajuda médica para o tratamento da obesidade. Esse profissional pode solicitar exames específicos para avaliar a sua saúde e, por meio deles, identificar se você tem algum quadro de doenças provocadas pela obesidade e, em caso positivo, indicar o tratamento adequado o mais breve possível.

Além disso, com ajuda médica, vai ser possível realizar a sua reeducação alimentar. Isso quer dizer que você vai aprender a usar os alimentos a seu favor sem deixar de lado o prazer de comer bem.

4. Por que escolher o Hospital da Obesidade?

O Hospital da Obesidade oferece um tratamento de emagrecimento pelo método de imersão Ao contrário dos métodos invasivos, como os das cirurgias, que podem trazer várias consequências ruins ao paciente, no Hospital da Obesidade, a pessoa tem acesso a uma metodologia que visa ao emagrecimento definitivo, seguro e saudável.

O hospital baseia-se na ideia de que o isolamento da sociedade é fundamental para que a pessoa obesa consiga se distanciar de vícios alimentares e também conhecer a si mesma, com o apoio de uma equipe interdisciplinar composta por médicos, psicólogos, nutricionistas e também educadores físicos.

Dessa maneira, no hospital é possível que a pessoa tenha uma vida mais saudável e com intenso acompanhamento médico. É importante destacar que, embora o hospital trabalhe em regime de internamento, a família do paciente é incluída no processo terapêutico.

A cada 15 dias, o hospital realiza atividades em grupo que envolvem toda a família e o paciente obeso. Com essa metodologia, em poucas semanas, o paciente já percebe uma melhora considerável na sua saúde, consegue observar uma nítida perda de peso e ficar psicologicamente mais confiante para mudar de vida.

Essas foram algumas informações sobre tratamento da obesidade. É importante que, antes de iniciar qualquer tratamento, a pessoa obesa abandone alguns mitos sobre o emagrecimento. Por exemplo, é preciso deixar de acreditar que toda dieta tem que ser restritiva e que alimentos light e diet não trazem riscos. Deixando de lado mitos como esses, vai ser possível se livrar de hábitos ruins e ter um conhecimento mais abrangente, e por consequência mais eficaz, a respeito da sua condição.

Quer conhecer o método de emagrecimento do Hospital da Obesidade? O hospital tem uma equipe responsável e profissional para tirar todas as suas dúvidas.

Posts relacionados

Deixe um comentário