Meditação para tratar a obesidade: uma ferramenta poderosa

5 minutos para ler

A meditação para tratar a obesidade é uma ferramenta que contribui para o equilíbrio emocional, recondicionamento mental, trazendo motivação e disciplina. Não por acaso, muitas pessoas que tentaram diversos processos de emagrecimento não chegaram ao objetivo ou recuperaram o peso perdido em pouco tempo, sofrendo com o efeito sanfona. Isso se deve ao fato de não ter havido uma mudança profunda na mente e hábitos de vida.

A meditação tem uma relação muito importante com a respiração. Suas técnicas têm uma atuação significativa no combate, por exemplo, da ansiedade, um transtorno que está normalmente ligado à compulsão alimentar e pode evoluir para a obesidade. Neste cuidado com a respiração, aprendemos que, na verdade, não sabemos respirar. Este simples ato pode se tornar a ponte que nos conecta com nós mesmos. A partir disso, melhora também a concentração e, por consequência, o equilíbrio mental. Este estado de silêncio na alma revela uma nova possibilidade de limitação do estresse, tornando-se uma arma poderosa na luta contra o excesso de peso.

Como começar a meditar?

A meditação é acessível a qualquer pessoa que priorize a sua saúde de uma forma integral. E, para começar, basta um local silencioso e uma postura confortável. Sente-se como preferir. A forma mais tradicional para meditar é a posição de lótus (sentado com as pernas cruzadas e os pés em oposição às coxas). A imaginação é a porta que leva ao primeiro patamar da concentração. É possível, por exemplo, imaginar um lugar tranquilo, cheio de árvores e se teletransportar ao nível de consciência que desconecta a mente das preocupações do dia a dia.

Inspire profundamente, expandindo sua barriga e, depois, expire lentamente, alongando a expiração conforme sua barriga se contrai.

Algumas músicas, como o Canto Gregoriano, ajudam no processo de meditação, tornando as ondas cerebrais maiores, saindo das ondas Beta (normais no nosso dia a dia) e indo para as ondas Alfa, que são responsáveis por um estado de relaxamento profundo.

Quando terminar, pense: o que aconteceu? Quanto tempo demorou até que sua mente se desviasse da sua respiração? Essa reflexão leva a um lugar cada vez mais profundo no autoconhecimento. Uma excelência percebida pelo desvio eficiente das emoções do dia a dia.

Conheça 4 tipos de meditação

Meditação mindfulness (ou atenção plena)

Nesta prática, o objetivo é aumentar o foco, treinando o cérebro a ser mais consciente, mesmo muito tempo depois de você terminar de meditar. Ou seja, é possível aumentar a consciência do que está acontecendo no momento, dando total atenção aos pensamentos e à respiração.

Meditação transcendental

Com os olhos fechados, repete-se um mantra sonoro (uma palavra, som ou frase tranquilizadora). Estes sons são capazes de afastar pensamentos que distraem, dando mais poder à concentração com foco no relaxamento profundo.

Qi Gong (Chi Kung)

Essa prática milenar de origem chinesa utiliza ganchos visuais, como imaginar a luz viajando para uma parte do corpo. Isso acontece em paralelo a sequências de movimentos harmoniosos que, aliados a uma respiração fluida, produzem um estado meditativo.

Linhagens de yoga

Esta técnica reúne a concentração na respiração com posturas físicas específicas e o controle do fluxo de inalação e exalação. O objetivo é criar uma conexão entre mente e corpo para o máximo benefício.

5 motivos para começar a meditar

Seja qual for a escolha, é importante desenvolver uma rotina consistente. Afinal, todas as possibilidades fornecem os mesmos benefícios para o corpo e para a mente. Seja qual for o tipo de meditação para tratar a obesidade, estudos indicam que ela é muito benéfica para o corpo e para mente. Veja alguns benefícios:

  • Promove um aumento na capacidade de concentração;
  • Apresenta um excelente resultado no combate ao estresse e à ansiedade;
  • Melhora o humor e a sensação de bem-estar;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Ajuda a regular os hormônios;
  • Aumenta o tempo de foco;
  • Melhora a autoestima.

Como meditar ajuda a emagrecer?

A prática da meditação produz um equilíbrio entre corpo e mente, que resulta em um aumento do bem-estar. Isso, por sua vez, se reflete em noites de sono com mais qualidade. Com o sono em dia, a necessidade de comer diminui, pois muitas ações que precisavam ser realizadas no organismo aconteceram durante o sono. Logo, meditar torna-se uma excelente aliada no emagrecimento.

Além disso, essa prática ajuda você a se reconectar consigo mesmo. É um mergulho de autoconhecimento, onde a ansiedade e o estresse são tratados com concentração, disciplina e foco. Desta forma, a sensação de fome e qualquer outro sentimento tendem a ir embora.

Por fim, quem medita tem mais facilidade em focar melhor nos seus objetivos, como, por exemplo, frequentar uma academia e fazer dieta. Meditação é vida!

Posts relacionados

Deixe um comentário