O perigo dos chás e dietas milagrosas para emagrecer

9 minutos para ler

Um dos assuntos mais discutidos da atualidade é a ingestão excessiva de chás emagrecedores, a automedicação e a realização de dietas muito restritivas. A busca pelo corpo “perfeito” de forma rápida e sem esforço leva muitas pessoas a negligenciar os perigos dos chás e dietas milagrosas de emagrecimento instantâneo, e desta forma, acabam ingerindo medicamentos sem recomendação médica.

A ingestão de medicamentos em geral sem um devido acompanhamento e indicação profissional pode ocasionar uma série de riscos à saúde. Os diuréticos, por exemplo, são medicamentos que atuam aumentando o volume de urina, com o objetivo de reduzir o inchaço e a retenção de liquido. O excesso de ingestão deste tipo de medicamento pode sobrecarregar os rins, pois aumentam o fluxo urinário, favorecendo a eliminação do sódio, podendo causar aumento da pressão arterial, e em alguns casos, insuficiência cardíaca e renal.

Os inibidores de apetite trabalham no sistema nervoso central, e com isto, eles atuam reduzindo a ansiedade, aumentando a sensação de saciedade e promovendo a queima de gordura abdominal, favorecendo o emagrecimento. Mas, o uso deste medicamento, sem acompanhamento médico, tem uma série de efeitos colaterais como tonturas, enjoos, elevação da pressão sanguínea, insônia e dores de cabeça. Além disto, a substância é contraindicada em casos de bulimia, anorexia, depressão profunda.

Tomar chá para emagrecer pode prejudicar a saúde?

Em excesso, sim. De acordo com um estudo realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em média,18% das mortes por envenenamento no Brasil estão relacionadas a prática da automedicação.

Quando falamos de saúde, automedicação e seus riscos por falta de acompanhamento e conhecimento, podemos ver o surgimento de um outro assunto muito importante: o perigo dos chás e dietas milagrosas e os seus riscos à saúde.

Recentemente, a cantora da banda Calcinha Preta, Paulinha Abelha, faleceu, em decorrência do uso de cápsulas que continham diversas substâncias como inibidores de apetite, antidepressivos, redutores de apetite, suplementos alimentares, reguladores do sono, estimulantes e calmantes naturais, além de cápsulas para memória e concentração, saciedade, e reduzir medidas. O atestado de óbito da cantora traz como causas da morte hipertensão craniana, insuficiência renal aguda, hepatite e meningoencefalite.

O receituário passado pela nutróloga que acompanhava a cantora, continha diversas substâncias nocivas ao organismo, dentre elas:


Garcinia Camboja: Planta medicinal utilizada para ajudar a emagrecer, controlar os níveis de açúcar no sangue, que pode levar a casos de hepatite fulminante.

Orlistate com morosil: o extrato do suco de laranjas vermelhas, que promete o controle de peso e combate a gordura localizada. Ele age bloqueando a absorção de até 30% das gorduras ingeridas por meio da inibição da enzima lipase, responsável por sua digestão, o que ocasiona a liberação da gordura através das fezes. Este tipo de substância é perigosa para pessoas com síndrome de má-absorção intestinal. Os sintomas mais comuns da sua ingestão são cólicas abdominais, aumento dos gases, aumento do número de evacuações diárias e incontinência fecal, o que pode gerar uma lesão hepática grave.

Outro caso ocorrido este ano foi o óbito, após uso de ervas ditas emagrecedoras, de Edmara Silva Abreu, 42 anos, que faleceu devido a uma hepatite fulminante causada pelo consumo de um composto de ervas para emagrecer, proibido pela ANVISA desde 2020. O produto conhecido como “Chá 50 ervas emagrecer, e era composto por chá verde, carqueja e mata verde, que podem ser nocivas ao fígado.

Quantas xícaras de chá posso tomar por dia?                                                                   

De acordo com especialistas, algumas ervas para preparação de chás com objetivo de emagrecer podem prejudicar a saúde, quando consumidas em excesso. Recomenda-se não ultrapassar a quantidade de 4 ou 5 xícaras ao dia, e a dependendo do chá, não deve ser consumido por um público específico.


Conheça as indicações e contraindicações de uso de alguns chás emagrecedores:

Chá de sene: utilizado para emagrecer, este chá atua como efeito laxante no organismo e o seu excesso pode causar aumento do fluxo menstrual, vômitos, má absorção intestinal, hipocalemia e redução do nível de hemoglobina.

Chá de Hibisco: conhecido pelo seu efeito diurético, o seu alto consumo leva à desidratação, perda potássio e sódio, acarretando em alterações na contração muscular, tontura, sensação de fraqueza e até desmaio.

Chá Verde: muito utilizado por possuir uma grande quantidade de cafeína, seu consumo não deve ser feito por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas com problemas na tireoide, que tenham insônia, problemas nos rins ou fígado, anemia, úlceras gástricas e gastrite

Chá de Cavalinha: possui propriedades diuréticas e é muito consumido por quem deseja desinchar o corpo. Porém seu consumo é contraindicado a gestantes, lactantes e pessoas com doenças cardíacas e renais.

Matchá: muito utilizado por seu efeito termogênico, o consumo excessivo desta erva deve ser evitado por pessoas hipertensas ou com hipertireoidismo, visto que o chá acelera o metabolismo e a frequência cardíaca.

Chá oolong: possui antioxidantes polifenóis, que ajudam a reduzir o açúcar no sangue e os níveis de insulina, mas seu uso excessivo pode ocasionar aceleração do batimento cardíaco, palpitações, insônia, dores de cabeça, náuseas e aumento do fluxo de urina.

Dietas milagrosas

A todo o tempo, surgem novas dietas milagrosas com o objetivo de eliminar-se muitos quilos, o mais rápido possível. No entanto, sabe-se que, por serem muito restritivas, dietas da moda são muito difíceis de serem levadas adiante, e ainda podem afetar gravemente a saúde pela falta de nutrientes necessários. Veja algumas dietas comuns que têm surgido por aí:

Low Carb ou Cetogênica: Nesta dieta é bastante reduzida a ingestão do carboidrato como pães, massas, bolos e se aumenta o consumo de proteínas, como ovos, carne, peixe e frango. Com esta alimentação, o organismo tende a gastar mais gordura como fonte de energia. E o princípio desta dieta é esse: ao você cortar o carboidrato, o organismo será forçado a queimar a gordura para obter energia. Deve-se ter cuidado ao realizar esta dieta, pois, quando se reduz muito a ingestão de carboidratos a ingestão de proteínas geralmente é aumentada, o que pode trazer mais gorduras para a alimentação. Podendo ser risco de doenças cardiovasculares, pedras nos rins e problemas no fígado.

Dieta Dukan: Tem o mesmo princípio da dieta low carb, pois também restringe bastante a ingestão de carboidrato consequentemente aumenta o consumo de proteínas e gorduras. A deficiência de nutrientes e a ingestão excessiva de gorduras pode ser arriscada para pessoas que estão com problemas no fígado, por exemplo. Além disto, alguns efeitos colaterais comuns da dieta Dukan são mal-estar, dor de cabeça e fraqueza. A falta de fibras colabora para a prisão de ventre.

Jejum intermitente: A prática do jejum intermitente pode ser feita em alguns dias da semana ou diariamente, com períodos de 10 a 24 horas de jejum. Os períodos em que a alimentação é permitida chamam-se de janelas de alimentação. Após esse intervalo, a pessoa deve ingerir somente líquidos que não contenham calorias, como água, chás, sucos e café sem açúcar ou qualquer tipo de adoçante.

Dentre os principais tipos podemos citar os seguintes: Jejum de 12 horas, Método Leangains (16/8), Jejum de 24 horas, Jejum de 36 horas ou Método 5/2, que consiste em se alimentar por 5 dias normalmente, e em 2 dias da semana restringir a quantidade de calorias por aproximadamente 500/600 kcal.

Pesquisas com camundongos e com pacientes obesos, de curta duração e sem grupos de controle, chegaram a indicar que o jejum era um caminho para emagrecer, mas um novo estudo feito com pesquisadores da Southern Medical University em Guangzhou, indicou que não há benefício em comer em uma janela estreita.

Dieta Glúten free: Este tipo de dieta só é válida quando aderida por pessoas que tenham intolerância a glúten, já que o seu consumo pode causar desconforto, inchaço abdominal, prisão de ventre e etc. Muitas pessoas acham que o glúten engorda e parar de consumi-lo fará o corpo queimar gordura, mas não é bem assim. O que ocorre é que, ao parar de consumir glúten, as pessoas acabam recorrendo a alimentos com índice glicêmico mais baixo e mais nutritivo como raízes, o que pode ocasionar um emagrecimento.

Dieta Paleolítica: Esta dieta consiste em comer alimentos naturais de fonte animal e vegetal como se fazia no período paleolítico. Neste caso, o emagrecimento não será milagroso, levando em conta que no período paleolítico o homem realizava grande esforço físico para buscar o alimento, o que fazia-o queimar calorias. A ingestão de alimentos naturais deve-se levar em conta alimentos que sejam orgânicos e também aderir a prática da atividade física juntamente com a dieta, pois ela sozinha não será milagrosa.

Ingerir excessivamente chás e recorrer a dietas milagrosas e extremamente restritivas achando que o emagrecimento será imediato é pura ilusão, afinal, para que o emagrecimento seja duradouro e saudável, é necessária uma reeducação alimentar, juntamente com a prática de atividade física, para que, aos poucos o organismo se adapte à ingestão de menos calorias, e provoque a aceleração do metabolismo. Antes de recorrer a qualquer dieta, procure um profissional, pois cada organismo tem suas particularidades e necessita de quantidades diferentes de nutrientes.


Confira nossa Live com a nutricionista Thalita Cáceres e entenda o perigo dos chás e dietas milagrosas!

Posts relacionados

Deixe um comentário