Prevenção ao coronavírus: veja como fortalecer sua saúde

6 minutos para ler

Formado por um família de vírus que tendem a causar infecções respiratórias, é essencial investir na prevenção ao coronavírus, visto que essa doença tem causado grandes estragos no mundo e levado à morte milhares de pessoas. Entre o grupo de risco dessa patologia estão os obesos e todas as comorbidades associadas à obesidade (diabetes, hipertensão, doença respiratória e doenças cardiovasculares etc). 

Quer ter uma melhor prevenção ao coronavírus? Então, continue a leitura do artigo e veja dicas para fortalecer a sua saúde! Vamos lá? 

Confira dicas para prevenção ao coronavírus

A COVID-19 tem afetado a rotina de muitas pessoas, pois diversos estabelecimentos estão fechados para evitar a propagação da doença. Por isso, é importante ter uma atenção redobrada à saúde para evitar que seja contaminado com o coronavírus. Para isso, veja algumas dicas:

  • lave as mãos, as unhas e a metade do pulso com frequência;
  • na falta de água e sabão, use álcool 70% para higienizar as mãos;
  • ao espirrar ou tossir, leve o rosto até a parte interna do cotovelo;
  • tente não tocar os olhos, nariz e boca antes de fazer a higienização das mãos;
  • faça limpeza dos objetos que toca frequentemente, com o uso de álcool.

Confira outras dicas:

  • evite multidões;
  • caso tenha sintomas da doença, use máscara;
  • mantenha distância de um metro de indivíduos que estão tossindo ou espirrando;
  • tente não cumprimentar as outras pessoas com abraços, beijos no rosto e aperto de mão;
  • caso tenha algum sintoma de gripe, evite sair de casa. 

Veja a importância de uma boa alimentação

Além das dicas de higiene que apresentamos, nesse momento de pandemia, é preciso ter um cuidado redobrado com a alimentação para garantir uma boa imunidade. Se você deseja saber como isso é possível, continue a leitura! 

Evitar gorduras e frituras

Como já sabemos que os obesos estão entre o grupo de risco de ter complicações graves com o coronavírus, é preciso evitar o consumo de gorduras e frituras. O ideal é comer bastante fruta e verdura, como brócolis, alface, espinafre e alimentos ricos em fibra. Dessa forma, consegue-se ter uma maior saciedade com alimentos que também ajudam a controlar a ansiedade nesse momento difícil. 

Tomar muito líquido

Tomar muito líquido é essencial para hidratar o corpo e manter uma dieta equilibrada. Não é porque estamos em casa, que vamos ficar desidratados, não é mesmo? Por isso, é fundamental beber bastante água. Além disso, é possível ingerir frutas que contêm uma grande concentração de líquido, como é o caso da melancia. 

Ingerir alimentos que tenham vitamina C

A vitamina C aliada com uma alimentação equilibrada ajuda o nosso organismo a manter uma boa imunidade. Por isso, não deixe de incluir na sua alimentação as seguintes frutas: limão, goiaba, laranja, mamão, abacaxi, manga, kiwi, melão e morango. 

Contar com a ajuda da vitamina A

Ela é fundamental para a visão, manutenção das mucosas e da pele. A falta da vitamina A pode causar demora na cicatrização, perda do paladar, alterações na pele e cegueira noturna. Ou seja, a dificuldade de enxergar direito na penumbra, que se não tratado pode levar à perda parcial ou total da vista. 

Essa vitamina pode ser encontrada em alimentos de origem vegetal, que faz parte do grupo de carotenóides e de origem animal na forma de retinóides. Entre eles: queijo, gema de ovo, fígado, óleos de peixes, manga, cenoura e mamão. 

Ter uma alimentação com proteínas

Alguns alimentos que têm proteína são a carne de vaca e de frango, o queijo e o ovo. Além do salmão grelhado, soja, feijão, ervilha, pescada, leite, iogurte, entre outros. 

Dessa forma, todos eles são essenciais para conseguir ter uma reparação e construção muscular, formação de tecidos, células e alguns hormônios. Caso o indivíduo não tenha uma boa quantidade de proteína, ele pode ter queda de cabelo e fadiga, além de estar mais suscetível a pegar doenças

Entenda porque deve praticar exercícios físicos em casa 

Os exercícios físicos são essenciais para qualquer fase da vida, visto que eles ajudam a fortalecer a nossa musculatura. Contudo, devido à disseminação no COVID-19, o mais recomendado é que se faça essas atividades em casa, para evitar o contato com outras pessoas e com aparelhos de musculação que não foram higienizados corretamente. 

Por isso, busque assistir vídeos na internet que tenham a mentoria de profissionais de educação física para ajudá-lo a manter um ritmo de exercícios saudável. O bom de tudo isso, é que você não precisa de equipamentos sofisticados para realizar os exercícios. Com o auxílio do sofá, por exemplo, já é possível fazer o ‘agachamento’ para manter as pernas mais firmes. 

Como melhorar ainda mais a saúde nesse momento de pandemia

Nesse momento de pandemia, é fundamental ter uma alimentação balanceada alinhada à prática de exercícios físicos, principalmente quem faz parte do grupo de risco, como os obesos e diabéticos. Por isso, não poderíamos deixar de indicá-lo ao Hospital da Obesidade! Continue a leitura! 

Com a intenção de ajudá-lo a prevenir que contraia doenças sérias, o Hospital da Obesidade é essencial para que você consiga manter, agora, mais do que nunca, o cuidado com a sua saúde. Isso porque ela é referência no tratamento da obesidade, que tanto afeta a população mundial. 

Com uma equipe de saúde multidisciplinar, a organização conta com um lugar arejado, higienizado e seguro para garantir o bem-estar de seus clientes, que sofrem com obesidade. Nesse sentido, o hospital tem um papel crucial para ajudar essas pessoas, que estão no grupo de risco, a garantir que tenham uma melhor imunidade neste momento de pandemia do coronavírus.

Dessa forma, é necessário que tenha uma boa prevenção ao coronavírus para evitar que essa doença atinja você e seus familiares. Por isso, ter bons hábitos é essencial nesse momento, como lavar sempre as mãos, evitar aglomerações, não tomar remédio por conta própria, ter uma alimentação rica em frutas e verduras, proteínas e líquido. Além de contar com o auxílio do Hospital da Obesidade para ter uma prevenção mais efetiva. 

Gostou das dicas que apresentamos ao longo do artigo? Então, que tal compartilhar este texto nas suas redes sociais e ajudar os seus amigos a entender melhor sobre como prevenir o COVID-19? Não perca essa oportunidade!

Posts relacionados

Deixe um comentário