Entenda quais são os sintomas e causas da depressão

6 minutos para ler

Um tema muito debatido e considerado o mal do século é a depressão. A depressão é um transtorno mental que tem afetado pessoas nas mais diversas faixas etárias e tem como características alterações nas funções neurológicas, cognitivas e afetivas. Alguns acontecimentos podem desencadear a depressão gerando dúvidas, principalmente, sobre quais os sintomas e causas da depressão.

Fatores biológicos e genéticos estão relacionados com a depressão, mas alguns acontecimentos externos como morte, desemprego e divórcio podem desencadear a sensação persistente de tristeza ou perda de interesse. Mas a vida ainda pode estar em perfeita harmonia e a pessoa se sentir deprimida sem uma causa aparente.

Cenários como esses podem não ser “apenas uma fase”, levando a pessoa apresentar os sinais da depressão, sendo necessário procurar ajuda e tratamento adequado. Para que você possa entender melhor sobre o assunto, continue conosco na leitura do conteúdo e entenda quais são as principais causas e sintomas da depressão.

Quais os sintomas da depressão?

A depressão é um transtorno emocional que, muitas vezes, não tem uma causa específica. Isso porque, há diversos fatores que estão diretamente ligados e influenciam no desenvolvimento da depressão como predisposição genética e condições físicas. Mas, além disso, condições externas podem desencadear o problema. Conheça algum deles.

Estresse e ansiedade crônica

O estresse e a ansiedade quando crônicas podem desencadear a depressão. Este fato está aumentando nos dias atuais, principalmente devido ao trabalho excessivo. No entanto, este estado de tensão pode ser resolvido, na maioria das vezes sem o uso de medicação. Para isso, é preciso alterar algumas condições do dia a dia, como incluir a prática de exercícios físicos, relaxamento muscular, alimentação balanceada e reestruturação cognitiva.

Traumas físicos e psicológicos

Uma condição física que exija uma adaptação repentina ou a perda de alguém muito próximo pode trazer dano à mente da pessoa e ter como resultado fatores angustiantes e de tristeza profunda, suficiente para desencadear uma depressão.

Obesidade

O sobrepeso não apenas aumenta os riscos de doenças como também a probabilidade de depressão. Baixa autoestima e a discriminação são as principais condições relacionadas que trazem consequências psicológicas. Contudo, mudanças no estilo de vida, como praticar atividade física, por exemplo, podem reduzir de maneira considerável esse risco.

Perda de emprego

Uma demissão pode causar a sensação de fracasso e rejeição, quando inesperada pode gerar uma grande frustração e impactos na vida do individuo. Diante disto, surgem inúmeros danos psicológicos e sintomas como insegurança, desanimo, crises de pânico e depressão, sendo indispensável o apoio familiar e acompanhamento médico.

Desemprego por tempo prolongado

Pessoas que ficam um longo tempo desempregadas tendem a desenvolver depressão devido à frustração prolongada e a busca por uma recolocação no mercado. O crescimento estagnado da geração de novas oportunidades causa desamparo na vida profissional, social e pessoal do individuo.

Dar à luz

Algumas mulheres podem desenvolver depressão pós-parto, tornando esse momento em um problema. Isso acontece devido a condições psicológicas e biológicas que estão diretamente associadas com as alterações hormonais e a nova fase da responsabilidade em ser mãe.

Quais são os sintomas da depressão?

A depressão afeta fortemente as atividades diárias na vida de um individuo, que se mantém por longos períodos com os seguintes sintomas:

Perda de interesse em atividades antes apreciadas

Esse é um dos sintomas mais difíceis de quem sofre com a depressão. A anedonia é um termo utilizado devido ao desinteresse ou perda significativa por diversas atividades que antes davam prazer. A intensidade dos sintomas variam desde o isolamento social, pensamentos negativos e até mesmo o suicídio.

Alterações no apetite

Geralmente a intensidade do apetite diminui. Mas, em alguns casos, devido à busca do prazer, pode haver um maior interesse e aumento por doces e carboidratos.

Problemas para dormir

Dificuldades para pegar no sono, insônia e sonolência são sinais depressivos. Isso acontece devido a diversos fatores de transtorno mental que deixam a pessoa aflita e angustiada.

Perda de energia

Cansaço excessivo, falta de concentração, memória e perda de energia fazem parte do dia a dia de quem sofre com a depressão. Em alguns casos, pode causar a impressão que os sentimentos e sensações estão adormecidos, parecendo que o indivíduo esta “dopado”.

Quais são os fatores de risco para a depressão?

Algumas condições podem aumentar os fatores de risco para a depressão. Estes estão associados com situações comportamentais, genéticas e ambientes. Veja a seguir quais podem ter relação.

Diferenças em certas substâncias químicas no cérebro

Este é um fator bioquímico que atinge determinados neurotransmissores, principalmente quando há deficiência de algumas substâncias como a dopamina, serotonina e a noradrenalina, que são responsáveis pelo bem-estar. Quando uma destas está em falta, os hormônios causam alterações psicológicas e físicas no organismo da pessoa.

Fatores genéticos

Neste caso, a depressão ocorre por hereditariedade, sendo que quando um membro da família tem depressão há uma maior probabilidade do individuo ter o problema em alguma fase da vida.

Traços de personalidade

Baixa autoestima, pensamentos pessimistas e estresse são características de pessoas que sofrem com transtorno depressivo. Estas fazem o individuo constantemente deprimido e propenso a desenvolver o problema.

Fatores ambientais

Influências externas também podem deixar algumas pessoas mais suscetíveis a desenvolver o quadro de depressão. Exposição à violência, abuso, pobreza e negligência são condições que levam ao estresse e contribuem para o surgimento da doença.

Como tratar a depressão?

Para um tratamento adequado, a pessoa precisa passar por um psicólogo ou médico psiquiatra para que o diagnóstico ou tratamento possa ser iniciado. Neste caso, a avaliação envolve questões específicas, a fim de detectar a causa como fatores culturais e ambientais, histórico familiar e médico.

Não são todos os casos que o uso de medicamentos antidepressivos é indicado, pois, terapias e conversas com especialistas que busquem a causa da depressão, juntamente com mudanças significativas na rotina, podem resolver o problema. Por isso, é importante entender quais os sintomas da depressão e procurar apoio da família, amigos e profissionais que possam auxiliar no tratamento.

Gostou do conteúdo? Então certamente também vai gostar de ler sobre tratamento da obesidade e conhecer mais detalhes relacionados à área da saúde. Boa leitura!

Posts relacionados

Deixe um comentário