Como funciona a reeducação alimentar para emagrecer?

6 minutos para ler

Existem muitos métodos para emagrecer disponíveis. No entanto, nem todos são de fato eficientes ou saudáveis. É o caso de pessoas adotarem dietas restritivas, sem orientação profissional, que não promovem uma verdadeira perda de peso nem melhoria na saúde. O que pode ajudar nisso é a reeducação alimentar para emagrecer.

Esse tipo de metodologia auxilia no processo de emagrecimento natural. Nesse processo, não são adotados regimes mirabolantes que impedem radicalmente a pessoa de comer com prazer. Além disso, a reeducação alimentar ajuda a alterar o estilo de vida com benefícios a longo prazo.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça as diferenças entre dieta e reeducação alimentar para emagrecimento e quais dicas aplicar nesse processo. Também descubra como uma ajuda profissional pode ser fundamental. Confira!

Diferenças entre dieta e reeducação alimentar

Comumente os termos dieta e reeducação alimentar para emagrecer são tratados como sinônimos. No entanto, elas apresentam diferenças consideráveis tanto no aspecto da duração, quanto nos procedimento e resultados.

Por exemplo, a dieta sempre está associada a um tempo determinado. Ela começa com um objetivo específico e geralmente dura alguns dias até que se obtenha a perda de peso. Já a reeducação alimentar é um convite para pessoa adotar um novo estilo de vida, o qual não tem um prazo para terminar e os resultados são de médio a longo prazo.

Outra característica diferente é que na dieta a pessoa costuma se alimentar de forma bem restrita, o que pode até eliminar do prato alimentos importantes para sua saúde. Além disso, a pessoa deixa de participar de algumas atividades sociais no intuito de se manter focada naquela dieta restritiva.

Isso não ocorre na reeducação alimentar. Nesse processo, um profissional da saúde elabora um plano alimentar especialmente voltado para a rotina, as necessidades e o gosto da pessoa. O paciente não fica privado de comer as coisas que gosta, e muito menos deixar de sair com os amigos.

Outro detalhe interessante é que as pessoas que fazem dieta costumam engordar novamente. Isso ocorre porque esse processo não permite que a pessoa se acostume com hábitos alimentares saudáveis.

Durante a dieta, é comum as pessoas desenvolverem problemas de saúde, transtornos alimentares ou se sintam frustradas por não conseguirem manter o peso almejado anteriormente.

Algo muito diferente acontece com a reeducação alimentar, em que a pessoa tem domínio sobre seu hábito de comer, consegue escolher melhores opções para se alimentar, e com isso, aumenta a saúde de forma geral.

Dicas para uma reeducação alimentar

Adotar alguns hábitos e cuidados na alimentação pode já ser um bom início para fazer a reeducação alimentar. Essas alterações devem fazer parte da rotina e é possível sim ter prazer em cumpri-las. A seguir vão algumas dicas fundamentais:

Organize os alimentos em casa

Ter acesso rápido e fácil aos alimentos saudáveis é uma estratégia interessante para uma reeducação alimentar eficiente. Nesse sentido, é importante guardar os alimentos já lavados e descascados para facilitar a rotina de preparo desses alimentos.

Também, se quiser, pode congelar aqueles já preparados, garantindo uma maior durabilidade deles e trazendo mais praticidade no dia a dia.

Deixe lanches preparados com antecedência

Um dos hábitos mais comuns que ajudam a engordar é comer aquilo que tiver pela frente. Geralmente essa situação ocorre porque a pessoa não tem separados, de forma antecipada, alimentos saudáveis para serem consumidos.

Para fugir disso, a reeducação alimentar para emagrecer consiste em preparar lanches com antecedência. Sendo assim, tenha em casa ou leve consigo onde for iogurtes, castanhas, sanduíches naturais, frutas, para que eles sejam consumidos quando bater aquela fome durante a sua rotina.

Mantenha seu corpo sempre hidratado

A água é indispensável para a nossa saúde e ela tem papel fundamental na reeducação alimentar para emagrecer. Isso porque, quando temos o hábito de beber água, reduzimos a necessidade de consumir refrigerantes e outras bebidas com alto teor de açúcar ou gordura.

Por esse motivo, andar sempre com uma garrafa d’água garante que você consuma esse líquido, que além de ser saudável, é vital para muitos processos metabólicos.

Pratique atividades físicas

A reeducação alimentar para emagrecer pode ser potencializada com atividades físicas. Isso porque a prática de exercícios ajuda a queimar calorias acumuladas no organismo. Além disso, essas práticas fortalecem os ossos, os músculos e garantem também um equilíbrio emocional.

A importância do acompanhamento de um profissional

Por mais que você consiga seguir essas dicas de reeducação alimentar, é sempre importante procurar um profissional capacitado nesse assunto, ou melhor ainda, uma equipe de profissionais capacitados.

Isso porque eles terão condições técnicas para acompanhar e instruir você a alcançar os seus objetivos de emagrecimento e ainda recuperar a sua saúde. Esses profissionais irão ajudar a organizar sua rotina, a selecionar os alimentos que não podem ficar de fora da sua alimentação etc.

Com ajuda deles — nutricionista, médico, nutrólogo, preparador físico — você fica longe do processo nocivo da dieta e passa a ter uma reeducação alimentar repleta de nutrientes.

O processo de reeducação alimentar envolve questões psicológicas

O hábito de comer, podemos dizer, tem a mesma estrutura do hábito de acordar e lavar o rosto, dirigir um carro ou adotar um método de estudo. Tudo isso tem a ver com a nossa aptidão mental para realizar atividades.

Em outras palavras, estão imbuídos processos de repetição, aprender, desaprender, errar e ser recompensado pelo acerto. Nesse sentido, a reeducação alimentar necessita de um cuidado com as questões psicológicas.

É importante buscar profissionais que ajudem a pessoa a modificar os padrões de pensamentos e crenças sobre a sua maneira de alimentar. Esses profissionais ajudarão a evitar que pensamentos que influenciam a pessoa a voltar a adotar hábitos ruins como vícios e fome excessiva, continuem as atormentando.

Essas foram algumas informações sobre reeducação alimentar para emagrecer. Sabemos que utilizar uma estratégia para perder peso pode ser fundamental para evitar doenças causadas pela obesidade. Por exemplo, hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares podem ser refreadas se o peso ideal for alcançado.

E aí, o que você tem feito para alcançar o seu peso ideal? Conte para a gente deixando seu comentário!

Posts relacionados

Deixe um comentário