O Yoga no tratamento da obesidade

5 minutos para ler

O Yoga, embora seja erroneamente considerado por muitos apenas como um conjunto de posições físicas, é uma poderosa ferramenta de autoconhecimento e equilíbrio físico e mental – por isso mesmo, uma importante aliada no tratamento da obesidade.

O Yoga auxilia na busca pelo autoconhecimento, o que pode ajudar muito ao tratar a obesidade. Além disso, suas técnicas de respiração e trabalho corporal podem ajudar pessoas com obesidade a ter mais flexibilidade e capacidade respiratória, entre outros diversos benefícios.

Hoje, vamos entender o que é Yoga, para que serve e exatamente como ele pode ser decisivo como atividade complementar no tratamento da obesidade. Vamos nessa!

Yoga: milênios a serviço do equilíbrio

Com surgimento há mais de 5 mil anos, na antiga Índia, a origem concreta do Yoga não é completamente conhecida, tendo se perdido ao longo da História. No entanto, alguns textos e tradições orais ajudam a entender sua trajetória.

Yoga é uma palavra derivada do idioma sânscrito (utilizado nas escrituras clássicas das religiões surgidas no Nepal e na Índia) e significa, basicamente, “união”. É a junção dos aspectos materiais (físicos) do indivíduo com seu lado subjetivo, sutil. A união almejada pelo Yoga se atinge através da relação entre o fortalecimento físico, a introspecção e o conhecimento de si mesmo.

Para Fabio Souza, professor de Yoga do Hospital da Obesidade, trata-se não de uma técnica, mas de um “estilo de vida que não se contenta com o cotidiano, comum”. Para Fabio, o Yoga promove o alinhamento de personagens internos e acalma as oscilações da mente, sendo vital para aguçar a percepção e intuição, e, por isso, permitindo o autoconhecimento.

Dividido em vários tipos, como o Hatha Yoga (mais focado nas posturas físicas que tanto conhecemos) e o Raja Yoga (mais meditativo), o Yoga concentra-se em oito passos que promovem o equilíbrio do corpo e da mente numa trajetória de verdadeira transformação da vida. São elas:

  1. Yamas: ensina o que se deve evitar (violência, mentira, apego, etc);
  2. Niyamas: mostra o que se deve fazer para seguir (purificação, autoestudo, força de vontade);
  3. Asana: traz posturas físicas, em busca de firmeza (sustentação do corpo) e conforto;
  4. Pranayama: trabalha mais com respiração, buscando equilibrar a energia vital;
  5. Pratyahara: promove o isolamento dos estímulos externos através da introspecção;
  6. Dharana, a atenção é focada num único ponto através da concentração;
  7. Dhyana: é o estado contemplativo de quando não há esforço para manter a atenção;
  8. Samadhi: é experimentar a plenitude da existência.

Yoga no tratamento da obesidade

Segundo Fabio Souza, as pessoas com obesidade, muitas vezes, lidam com esse problema de forma superficial, pensando em resolver apenas suas consequências. O correto, no entanto, seria buscar as causas.

Nesse contexto é que entra o Yoga. Como ferramenta de autoconhecimento, é uma poderosa ferramenta complementar na busca pelas causas da obesidade. Pode ajudar a entender o porquê de escolhas equivocadas e hábitos nocivos, entre outros benefícios.

O Yoga também contribui na parte física de forma muito significativa. Estimula a flexibilidade, ajuda a regularizar a pressão arterial e os batimentos cardíacos. Aliado à flexibilidade, o fortalecimento da musculatura auxilia na melhoria postural e das articulações, que são sobrecarregadas em pessoas com obesidade.

O Yoga ainda ajuda a reduzir a produção de hormônios ligados ao estresse, como o cortisol, e libera outros como serotonina e melatonina, causando sensação de bem-estar e auxiliando na qualidade do sono. Para alguém com obesidade, pode provocar um grande impacto na qualidade de vida, visto que o sono tende a ser um grande prejudicado com os quilos a mais.

O Yoga, por trabalhar flexibilidade, respiração e fortalecimento muscular, ainda apresenta grandes benefícios para a capacidade respiratória, que tende a ser bastante prejudicada nas pessoas com obesidade.

Assim, os benefícios terapêuticos do Yoga unem corpo e mente, compondo uma ferramenta complementar muito importante no combate à obesidade. Aliada a acompanhamento médico, nutricional, físico e psicológico profissionais, pode ter grande impacto na jornada de quem precisa perder muito peso.

O Yoga no Hospital da Obesidade

Sabendo dos benefícios do Yoga, o Hospital da Obesidade o utiliza como ferramenta complementar numa estratégia multidisciplinar de tratamento. São aulas práticas e teóricas, envolvendo posturas, meditação e respiração, além de grupos psicoeducativos que, como o próprio Yoga, trabalham o autoconhecimento.

Contamos com uma equipe de mais de 70 profissionais, entre médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física, enfermeiros e técnicos de enfermagem, à disposição dos nossos pacientes 7 dias por semana.

Contando com prática de exercícios direcionados, alimentação balanceada e acompanhamento médico e psicológico, o Hospital da Obesidade dispõe de uma estratégia de ponta para ajudar você a tratar a obesidade. Clique no banner abaixo e fale conosco hoje!

Posts relacionados

Deixe um comentário