Guia completo de como fazer reeducação alimentar

12 minutos para ler

Seguir dietas radicais é um grande perigo para sua saúde, pois além de serem limitadas em termos de nutrientes essenciais para seu organismo também podem dar o efeito contrário, dificultando seu emagrecimento.

O tratamento de a obesidade deve ser feito de forma saudável. Nesse sentido, saber como fazer reeducação alimentar é o primeiro passo para eliminar a gordura, manter o peso conquistado e ter mais qualidade de vida.

Esse processo é feito em etapas, e para obter resultados eficazes é essencial buscar informações confiáveis e contar com a ajuda de profissionais especialistas no assunto. Quer emagrecer sem complicações? Acompanhe, a seguir, o guia completo de como iniciar sua reeducação alimentar. Boa leitura!

O que é reeducação alimentar?

A reeducação alimentar é considerada a melhor maneira de perder peso de forma equilibrada e saudável. Trata-se do ato de mudar seus hábitos alimentares e comportamentos com relação ao seu tipo de alimentação. Mais do que ajudar a emagrecer, o processo também soluciona doenças e promove seu bem-estar físico e mental.

Realizar uma reeducação alimentar auxilia a entender melhor os efeitos dos alimentos na sua vida cotidiana. Sem falar que você passa a compreender as consequências da comida para o corpo e a mente, aprendendo a aproveitar o prazer de se alimentar, mas sem descuidar da sua saúde em todos os aspectos da vida.

É comum que as pessoas que enfrentam os diferentes graus de obesidade recorram a dietas restritas, mas muitas vezes isso acaba trazendo problemas ainda maiores do que o sobrepeso, já que limitam o acesso a nutrientes importantes para o bom funcionamento do seu organismo.

Na reeducação alimentar esse perigo não ocorre, uma vez que você aprende a selecionar melhor os alimentos que fazem parte das suas refeições, estabelecer horários adequados para se alimentar e dar continuidade a essas práticas até que se tornem hábitos normais na sua rotina.

 Como funciona?

É necessário estar ciente de que a reeducação alimentar não quer dizer necessariamente restringir alimentos, mas, sim, atuar na organização das porções dos alimentos para uma ingestão mais saudável. Embora pareçam difíceis no início, as mudanças de hábito se tornam mais fáceis conforme vão sendo praticadas.

Por meio da reeducação alimentar é possível repor nutrientes, pois as dietas propostas são ricas em substâncias como antioxidantes, vitaminas, minerais, oligoelementos, micro e macro nutrientes que são indispensáveis para a preservação da sua vida e saúde. Tudo isso contribuiu para evitar o desenvolvimento de doenças físicas e mentais.

Há diversas formas de iniciar sua reeducação alimentar, sendo necessário adaptá-la às suas características e objetivos. Afinal, a alteração dos seus hábitos alimentares pode ser feita para reduzir o apetite, eliminar alimentos danosos, acelerar o metabolismo, diminuir a ingestão calórica, aumentar a energia para realizar exercícios específicos ou para acompanhar a restrição relacionada a doenças, por exemplo.

Quando deve ser feita?

Basicamente, a reeducação alimentar pode ser feita quando você percebe que seus hábitos alimentares estão fazendo mal a você e não atendem às necessidades do seu organismo, ou quando deseja seguir uma dieta mais balanceada.

Muitas pessoas que estão na luta contra a balança não conseguem emagrecer, mesmo que estejam reduzindo as porções que consomem. Geralmente, isso acontece em decorrência da ingestão de alimentos incorretos. Assim sendo, mudar os hábitos de alimentação pode ser feito com o intuito de emagrecer com maior eficiência e saudavelmente.

Qual é sua importância?

O alimento é imprescindível para a sustentação da vida. E para que a alimentação seja feita da forma apropriada é necessário consumir quantidades e variedades adequadas, do contrário o seu organismo acaba não desenvolvendo corretamente todas as suas funções, ficando suscetível a doenças acarretadas por uma má alimentação.

Diante disso, vale lembrar que não é a quantidade nem o valor energético que garantem uma alimentação saudável. Se a pessoa não faz refeições com alimentos variados, não terá acesso aos nutrientes necessários para manter-se com saúde, podendo sofrer com doenças desencadeadas pela carência nutritiva, como obesidade, diabetes, entre outras.

Nesse contexto, a reeducação alimentar, que propõe comer os alimentos certos, na quantidade certa e nos horários certos, possibilita uma vida muito mais sadia e prolongada. Além disso, você pode emagrecer sem se submeter a riscos, como acontece com quem segue dietas extremamente restritivas.

Como fazer reeducação alimentar?

Depois de acostumar-se a ter uma alimentação equivocada durante anos, não vai ser de um dia para outro que seu corpo vai se adequar a um novo padrão alimentar. Por isso, esse processo tem que ser feito em etapas e com os devidos cuidados. Veja, a seguir, como começar sua reeducação alimentar.

Observe atentamente seu padrão alimentar

Antes de qualquer coisa, é recomendado atentar para o tipo de alimentação que você tem no presente, somente assim poderá entender o que está fazendo e errado e poderá trabalhar na correção dos maus hábitos.

Portanto, observe quantas vezes você se alimenta por dia e em quais horários essas refeições são feitas. Procure anotar quais alimentos você costuma comer em cada refeição e em quais quantidades.

Com essas informações em mãos, você poderá apresentá-las para um nutricionista, que vai indicar o que precisa ser modificado, levando em consideração seu perfil e objetivos.

Pesquise formas de ter uma alimentação saudável

Um dos motivos pelos quais muitas pessoas costumam abandonar as dietas alimentares é o fato de serem restritivas, recomendando o consumo de alimentos que nem sempre são do seu agrado.

Para que isso não aconteça, o ideal é pesquisar formas de ter uma alimentação saudável que atendam ao seu paladar. Em alguns casos, a pessoa até consome alimentos saudáveis, mas faz isso em uma grande quantidade ou os prepara de uma maneira muito calórica.

O segredo é comer aquilo que você gosta com responsabilidade. Quem adora doces pode substituí-los para saladas de frutas, por exemplo.

Crie uma rotina com horários para se alimentar

Pular refeições é muito prejudicial para quem deseja emagrecer. Isso porque se você fica muito tempo sem comer, a tendência é que na próxima refeição tente recompensar o período em que o seu estômago ficou vazio comendo muito mais do que o necessário.

Levando isso em consideração, é indicado fazer três refeições principais por dia (café da manhã, almoço e jantar), além de dois lanches saudáveis, sendo um antes de almoçar e outro antes de jantar. Determine o horário das suas refeições e procure segui-lo à risca, o que evita que você sinta fome fora de hora e ceda a tentações calóricas.

O mais aconselhável é alimentar-se a cada três horas, pois assim o nível de glicose no sangue permanece estável, você sente menos fome e tem mais facilidade para se concentrar melhor nas suas atividades.

Para manter essa rotina deve-se consumir quantidades menores de alimentos em cada refeição. A ordem a ser seguida é: café da manhã, lanche do meio da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Se tiver dificuldades para fazer os lanches, experimente reduzir a quantidade de alimentos do seu café da manhã e do almoço.

Informe-se sobre o valor nutricional dos alimentos

Na maioria das vezes, as pessoas escolhem seus alimentos pelo sabor. Porém, mais do que ser gostoso, um alimento também deve suprir as necessidades nutricionais.

Para tanto, informe-se sobre o valor nutricional de todos os alimentos que fazem parte do seu dia a dia. Com isso, você entende qual a quantidade que pode consumir e como eles podem contribuir para com sua saúde.

Organize os alimentos em casa

Na correria do cotidiano, é normal darmos preferência para os alimentos mais práticos de consumir. É aí que mora o perigo, já que há quem ache mais prático abrir a embalagem de um biscoito do que descascar uma fruta.

Para fugir dessas situações, é recomendado organizar os alimentos em casa, de maneira a garantir o consumo prático. Comece a lavar e descascar frutas e legumes e armazeno-os corretamente na geladeira. Também é indicado preparar refeições saudáveis, separá-las em porções e congelar. Desse modo, quando você chegar em casa cansado, basta descongelar seu prato do dia.

Quando bate aquela fome no período da tarde é preciso ter cautela para não comer besteiras. Para tanto, na hora de fazer sua lista de compras, já inclua os ingredientes para seus lanches, como frutas, frios, queijos, iogurtes e castanhas. Prepare os lanches do dia com antecedência, levando-os com você em uma lancheira térmica.

Experimente novos alimentos

Ao se propor a fazer uma reeducação alimentar, é importante que você esteja consciente de que terá que sair da sua zona de conforto. Isso significa deixar para trás aquilo que não é saudável e dar uma oportunidade para os alimentos que até então não faziam parte das suas refeições.

No momento de preparar o seu cardápio, não se deixe levar apenas pelos desejos do seu paladar, pois muitas vezes sua maior vilã no processo de mudança alimentar vai ser justamente sua gula.

Seja forte e não tenha preconceito nem medo de adicionar os alimentos naturais à sua dieta. Suas refeições não vão ficar sem sabor, tudo depende do modo como serão preparadas. Por exemplo, os alimentos vegetais combinam muito bem entre si, ajudando a potencializar o paladar.

Coma devagar

O ritmo em que você coma pode fazer toda a diferença para matar sua fome. Comer devagar, com tempo para apreciar os sabores da comida é crucial para satisfazer-se com porções menores.

Prestar atenção na sensação de saciedade é necessário para não cometer exageros mesmo sem perceber. Pensando nisso, tenha mais calma ao fazer suas refeições, dedicando-se apenas a elas. Evite comer em frente à TV, computador ou com o celular na mão.

Beba 2 litros de água por dia

Hidratar-se com água é de suma importância, pois ela não tem calorias e ainda limpa as toxinas do corpo, auxiliando no processo de desintoxicação. É recomendável ingerir de 1,5 a 2 litros de água por dia, mas para quem tem dificuldade para beber essa quantidade, a dica é por um pedaço pequeno de gengibre ou espremer metade de um limão dentro de uma garrafa de água gelada e ir bebendo aos poucos.

Uma alternativa para consumir mais líquidos também é tomar chá sem açúcar. Não é recomendado tomar suco industrializado, refrigerantes ou sucos naturais com açúcar, pois apesar de eles fornecerem energia extra, deixam seu organismo desidratado.

Pratique atividades físicas regularmente

Praticar exercícios físicos regularmente é um ótimo complemento para impulsionar os resultados da reeducação alimentar, principalmente no que diz respeito à perda de peso.

Se seu objetivo é eliminar a gordura localizada na barriga, saiba que durante as atividades físicas o corpo acaba queimando quantidades de calorias, o que ajuda a reduzir as medidas. Em uma corrida de 30 minutos é possível perder até 1.000 Kcal, por exemplo.

Por que fazer esse processo com acompanhamento médico?

Para seguir todas as dicas citadas anteriormente, é fundamental receber acompanhamento médico. Profissionais especializados, como endocrinologistas e nutricionistas, podem avaliar seu IMC, hábitos alimentares atuais e instruir você a fazer uma reeducação alimentar personalizada para suas características e objetivos.

Com esse suporte, você consegue organizar sua rotina e saber quais alimentos não podem ficar de fora das suas refeições. Assim, é possível seguir uma dieta saudável, impedindo que ocorra alguma deficiência de nutrientes ou demais complicações.

Nós seres humanos costumamos levar nossas emoções e sentimentos para a mesa. Por isso, nos momentos de alegria ou de tristeza podemos acabar comendo demais para comemorar ou para suprir alguma frustração. Portanto, também é essencial fazer um acompanhamento psicológico, que ajuda compreender e mudar o padrão de pensamentos e crenças sobre sua alimentação.

A forma como a pessoa interpreta a própria experiência e pensamentos a influencia diretamente em sua resposta emocional e comportamento. Isso resulta em hábitos ruins, além de vícios e fome excessiva.

Fazendo uma terapia alimentar, focada no comportamento alimentar disfuncional, pode-se adequar seu cérebro ao seu novo padrão de alimentação. Isso é muito útil para casos de transtornos alimentares, como compulsão alimentar, que se caracterizam por uma séria perturbação do comportamento alimentar, que traz muitos males para a saúde do indivíduo.

A partir de um perfil nutricional equilibrado, que compreende relaxamento, prazer e responsabilidade ao comer, você poderá se nutrir em todos os níveis.

Agora que você sabe como fazer reeducação alimentar, poderá perder peso de forma mais eficaz e, o mais importante, manter esse peso permanentemente, já que está ciente dos hábitos a serem adotados e quais devem ser eliminados para uma vida mais saudável.

Gostou do nosso guia? Então, compartilhe-o nas redes sociais e mostre para seus amigos como fazer uma reeducação alimentar bem-sucedida!

Posts relacionados

Um comentário em “ Guia completo de como fazer reeducação alimentar

  1. Amei as orientações da clínica da obesidade, estou muito acima do peso, precisando de ajuda.Ficarei muito feliz em continuar recebendo orientações.

Deixe um comentário