Como mudar de vida e ser mais feliz? Confira nossas 9 dicas

11 minutos para ler

Uma sensação de bem-estar, realização e alegria, capaz de nos mover para coisas boas e a fazer o bem. Não é por acaso que a felicidade é um dos sentimentos mais desejados pelas pessoas. No entanto, ser feliz não é algo tão simples para muitos, inclusive porque depende de vários fatores relacionados à rotina e à convivência com os outros. Por isso, é comum se perguntar como mudar de vida para atingir a tão sonhada felicidade.

Essa pode mesmo ser uma tarefa difícil, diante de tanto sofrimento, medo do desconhecido e todas as coisas ruins que nos cercam. Sem contar a grande frustração com aquilo que almejamos e não conquistamos. Parece que o mundo está sempre nos dizendo que não dá para ser feliz ou que é impossível atingir o padrão que desejamos.

No entanto, o fato é que muitas vezes procuramos felicidade em coisas materiais ou em outras pessoas, quando ela pode estar em nós mesmos. A grande transformação que tanto esperamos pode estar em pequenas mudanças no estilo de vida e na forma como enxergamos o mundo ao nosso redor e a nós mesmos.

Mas, como mudar de vida realmente? Neste artigo, apresentamos 9 dicas para você adotar no seu dia a dia para ser mais feliz. Continue lendo e saiba como pôr em prática!

1. Aceite-se e esteja bem com você

O primeiro passo talvez seja o mais difícil para muitas pessoas. Inclusive, a busca pelo autoconhecimento tem sido o assunto da filosofia há milhares de anos, sendo um dos objetos de estudo da Psicologia, da Psicanálise e outras ciências. Todos sempre tentando responder a questões como quem somos e o que nos move.

A verdade é que o caminho para o autoconhecimento varia muito de uma pessoa para outra. Porém, uma forma de começar a trilhá-lo é se questionar o tempo todo. Perguntar a si o que deseja, aonde quer chegar, o que gosta, o que motiva você. Logo que pensar em alguma coisa, procurar entender o que deu início àquele pensamento ou dúvida. Ao tentar buscar respostas para algumas perguntas, você pode achar respostas para outras ou até começar novas questões.

Talvez esse exercício possa parecer um tanto subjetivo. No entanto, é só pensarmos um pouco no contexto em que vivemos. Hoje em dia, a sensação é que todo mundo tem opinião e resposta certa para tudo. Basta acompanhar os comentários nas redes sociais para ver um pouco disso na prática.

O problema é que quando se tem certeza sobre tudo, a ideia que fica é que não podemos alterar nossa realidade e o mundo ao redor. O resultado é um determinismo, ou seja, o entendimento de que se algo acontecer daquela forma, é porque deve ser assim, levando a um conformismo ou comodismo.

Quando nos questionamos, começamos a ver que nem sempre as coisas são da forma como parecem. Assim, ao mesmo tempo que passamos a nos conhecer melhor, podemos nos aceitar, gostar mais de nós mesmos, mas sem nos conformarmos com alguma situação. Por isso, faça um check-up médico, converse com seus amigos, familiares, com um terapeuta e, principalmente, consigo mesmo para se questionar e se conhecer melhor.

2. Desacelere sua vida

Agora, se sua vida é muito agitada e você não tem tempo nem para respirar direito, pode ser muito complicado parar para se questionar. Se você não tem tempo para pensar na sua própria vida, fica muito difícil se conhecer melhor e saber como mudar de vida.

Por isso, nossa segunda dica é desacelerar um pouco sua rotina. Tire um tempo para você, tente descansar, relaxar, refletir e até fique sem fazer nada por alguns minutos do dia. Neste momento, depois de limpar sua mente de tanto ruído e livrar-se do cansaço excessivo, fica mais simples analisar sua vida e entender aquilo que falta para sua felicidade.

Caso não consiga parar totalmente, você pode fazer algumas atividades menos estressantes, como ler um livro, andar de bicicleta ou fazer exercícios físicos leves. O mais importante é tentar relaxar e se livrar de todo tipo de pensamento ruim.

3. Assuma as rédeas da sua vida

Depois de se conhecer um pouco melhor, é possível que perceba algo que precisa ser mudado. Mas para que isso aconteça, é necessário que você se proponha a realizar essas mudanças. Afinal, ninguém é capaz de transformar sua vida além de si mesmo. Não espere que os outros façam aquilo que só você pode fazer.

Assumir as “rédeas” de sua vida significa apropriar-se da sua existência, dos seus sonhos e objetivos, sem terceirizar a responsabilidade sobre sua felicidade. O fato é que ninguém pode fazer você feliz, nem mesmo seus amigos, seu(sua) parceiro(a) ou sua família. A diferença é que a felicidade pode ser compartilhada com os outros, o que a torna um sentimento ainda melhor.

Com isso em mente, você pode estabelecer alguns objetivos que contribuam com a mudança na sua vida. Eles são muito particulares e dependem bastante de suas aspirações e desejos pessoais. Podem significar qualquer coisa, desde as maiores e difíceis questões até as menores e mais simples de serem alcançadas. Em seguida, é hora de planejar os passos para alcançar esses objetivos e colocá-los em prática.

4. Defina prioridades

Um bom planejamento, seja na vida profissional, seja na vida pessoal, requer organização para funcionar. Por isso, ao definir quais são seus objetivos, é bom entender quais são os mais importantes e que, realmente, vão tornar você mais feliz.

Isso é necessário para não pular etapas na realização dos seus objetivos, nem se perder indo atrás de algo muito distante, enquanto pode focar em algo mais próximo e simples. Da mesma forma, estabelecer prioridades pode ajudar você a entender o que é preciso para ser mais feliz e saber como mudar de vida.

No entanto, é bom destacar que nem sempre é possível alcançar todos os objetivos, e isso não deve ser um problema que impeça sua felicidade. Sem contar que, conforme você vai tendo conquistas, seus objetivos e prioridades podem ir mudando. O mais importante é se engajar naquilo que faz você feliz naquele momento e a partir daquilo que aprendeu.

5. Repense suas crenças

Mais uma vez, destacamos que esse planejamento pode ser muito difícil se você crê ser incapaz de alcançar seus objetivos. Acreditar na imutabilidade das coisas pode não apenas prejudicar seu crescimento, como também gerar retrocesso em sua trajetória.

Assim, é fundamental evitar pensamentos negativos do tipo: “eu não consigo, isso está muito distante”, “não adianta tentar mudar” etc. Que tal substituir essas crenças por: “eu posso”, “eu faço”, “eu vou lutar para conseguir”, “não vou desistir”?

Obviamente, só o pensamento positivo não é o bastante para você mudar de vida, pois isso exige um grande esforço. É preciso focar nos seus objetivos e se empenhar em alcançá-los. Porém, essas crenças motivadoras são importantes para sua motivação e fazer você descobrir como ter mais energia para buscar as mudanças que precisa para ser mais feliz.

6. Encontre propósito nas suas atividades

Ter objetivos e planos é fundamental para alcançar a felicidade, mas não é a única forma. Inclusive, muitas pessoas focam tanto nas coisas futuras que se esquecem de viver o presente. E aproveitar bem cada momento vivido também é uma forma de mudar de vida e ser feliz.

Uma maneira de fazer isso é encontrando um propósito, uma motivação, para cada atividade da sua vida. O princípio para isso é muito simples: se você faz tudo de forma mecânica, automática, como poderá aproveitar cada momento e o que ele traz de melhor? Ou seja, a vontade de fazer as coisas e a concretização delas é que nos motiva a realizá-las.

Dessa forma, tente entender qual o propósito daquilo que faz, como seu trabalho, sua profissão, seus estudos, a participação em um grupo, as atividades físicas que pratica, entre outros. Por exemplo, ao adotar um plano para perder peso, é fundamental não focar apenas em manter uma alimentação mais saudável, e sim, no que ela vai proporcionar, que é mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.

7. Desprenda-se de hábitos tóxicos

Da mesma forma que é importante encontrar um propósito para as atividades do dia a dia, é necessário se desprender daquilo que não faz bem. Alguns hábitos tóxicos podem estar prejudicando sua felicidade sem que você nem perceba. Por isso, na sua busca por autoconhecimento, é importante avaliar tudo aquilo que possa fazer mal a você e o que precisa para se libertar disso.

Para começar, é importante entender que um hábito é tudo aquilo que fazemos de maneira mecânica, automática e sem nenhum esforço. Também caracteriza aquilo que faz parte da nossa rotina.

Assim, acordar todos os dias às 6h da manhã, escovar os dentes e tomar café podem ser entendidos como hábitos, da mesma forma que fazer exercícios físicos cinco vezes por semana e visitar os pais todo domingo. Além disso, alguns vícios reconhecidos, como fumar, comer muitos doces e beber todos os dias são considerados hábitos, por serem recorrentes.

Não é difícil perceber que fumar ou beber demais são hábitos tóxicos, que fazem mal à saúde física e mental e, muitas vezes, prejudicam todo o convívio familiar e social. Mas nem sempre os maus hábitos são tão óbvios. Inclusive, nem sempre algo ruim para uma pessoa faz mal a outra. Ou seja, é necessário avaliar tudo aquilo que não faz bem e se desprender desses hábitos.

8. Evite pessoas que não façam bem a você

Não só os hábitos podem ser tóxicos. Algumas pessoas que fazem parte de nossas vidas também podem nos fazer mal, e nem sempre isso é fácil de perceber. Por essa razão, o ideal é tentar ficar longe dessas pessoas ou, pelo menos, evitá-las ao máximo.

Para identificar uma pessoa tóxica, é preciso analisar todos que são do seu convívio. Veja, por exemplo, aquela que fala mal de você pelas costas ou incentiva hábitos ruins, como beber em excesso, usar drogas ou fumar. Da mesma forma, podem ser consideradas tóxicas pessoas que só lhe fazem críticas, prejudicando sua autoestima, ou são muito negativas.

Muitas vezes, esses hábitos podem ser solucionados com uma boa conversa. Você pode dizer à pessoa que não gosta de alguma coisa, ofende-se com alguma fala ou não quer mais fazer algo. No entanto, quando isso não é suficiente, o melhor é evitar as pessoas que só lhe causam mal, ainda que nem sempre isso seja possível.

9. Tenha determinação

Nenhuma das dicas anteriores funciona sem que você tenha determinação suficiente para mudar de vida. A verdade é que a tarefa pode não ser tão fácil, mas não dá para desistir diante de alguns problemas e contratempos. Com força de vontade, você pode alcançar seus objetivos, se livrar de hábitos tóxicos e ser retomar a condução da própria vida.

A coragem para se superar está dentro de cada um, basta encontrar os meios para utilizá-la corretamente. Mas, ser corajoso também significa entender que, às vezes, as coisas podem ser diferentes do planejado e, mesmo assim, seguir em frente. Ainda que seu objetivo não seja totalmente alcançado, é importante saber valorizar o aprendizado com todas as experiências vividas.

Por fim, é fundamental entender e aceitar que a felicidade não é um sentimento absoluto. Ninguém consegue ser completamente feliz 24 horas por dia. É normal enfrentar algumas adversidades. O mais importante é saber superá-las, tirando o melhor de cada momento e aprendendo com eles.

Por tudo que falamos até agora, você deve ter percebido que ser feliz depende bem mais de você do que de qualquer coisa. Se quer, de fato, saber como mudar de vida, basta analisar seu próprio eu e buscar aquilo que lhe faz bem. Portanto, procure conhecer a si mesmo e entender todas as transformações que levem a uma vida melhor.

Agora queremos saber a sua opinião! Gostou dessas dicas de como mudar de vida? O que você acredita que seja necessário para uma pessoa ser feliz? Deixe sua resposta nos comentários abaixo!

Referências:

https://osegredo.com.br/5-dicas-para-mudar-sua-vida-e-ser-mais-feliz/

https://www.sbie.com.br/blog/como-mudar-os-habitos-que-te-impedem-de-ser-feliz/

Posts relacionados

Deixe um comentário