Entenda a importância da alimentação saudável para uma vida melhor

3 minutos para ler

Muito se fala sobre os benefícios de manter um cardápio diário equilibrado. Mas você sabe realmente a importância da alimentação saudável?

O que comemos reflete não somente em nosso corpo, como em nossa mente. Ao se alimentar bem é possível ter mais disposição, saúde, qualidade de vida e bem-estar. Quer entender mais em relação ao assunto? Continue a leitura e confira!

Qual é a importância da alimentação saudável?

Muita gente acha que a questão da alimentação é apenas sobre emagrecer ou engordar. Mas isso não é verdade. Quando temos um cardápio saudável, damos ao nosso corpo tudo o que ele precisa para ter o máximo da sua capacidade e prevenir problemas de saúde.

É por meio da alimentação que nosso organismo obtém os elementos necessários para funcionar bem. Esses compostos nada mais são do que os nutrientes (vitaminas, minerais, fibras, proteínas, carboidratos e gorduras).

Com um plano alimentar saudável, todos os nossos órgãos trabalham melhor, inclusive o cérebro. Você sabia que até mesmo o humor e a memória melhoram ao se alimentar bem?

Além disso, reduz o estresse, a ansiedade e a depressão. Dessa maneira, corpo e mente entram em sintonia para trazer mais bem-estar e qualidade de vida.

Afinal, o que é a alimentação saudável?

Hoje em dia, a alimentação é assunto recorrente em programas de televisão, revistas e internet. São tantas informações que ficamos até confusos na hora de saber o que é verdade ou não.

Uma alimentação saudável é aquela que fornece todos os nutrientes que o organismo precisa, e isso varia de pessoa para pessoa, pois cada indivíduo tem uma necessidade diferente.

Mas algo é certo: quanto mais natural e variado for o cardápio, maiores as chances de ele ser saudável. Ou seja, um plano alimentar que inclui vegetais frescos, fontes de proteínas (animal ou vegetal), de gorduras boas e de energia.

Já a ingestão diária de alimentos industrializados e ultraprocessados, que contêm açúcares e gorduras ruins, além de poucas ou nenhuma vitamina e mineral, traz muitos prejuízos à saúde física e mental.

Como manter um cardápio equilibrado?

Agora que você já sabe a importância de manter uma alimentação saudável, chegou a hora de compreender como fazer isso. No fim das contas, queremos ter todos os benefícios que esse estilo de vida nos traz, não é verdade?

Para isso, é preciso buscar orientação profissional. O nutricionista é o responsável por montar um cardápio equilibrado, com todos os nutrientes que seu corpo precisa para ter mais saúde e bem-estar.

O acompanhamento médico também é importante para avaliar se está tudo bem com a saúde ou se você precisa de algum tratamento. Além disso, prevenir é sempre melhor do que remediar.

A importância da alimentação saudável está na melhora da qualidade de vida e na longevidade. É por meio dela e de outros bons hábitos que alcançamos esses conceitos fundamentais para viver bem.

Que tal saber mais sobre nós e todas as nossas novidades diretamente no seu feed de notícias? Então, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram.

Posts relacionados

Um comentário em “Entenda a importância da alimentação saudável para uma vida melhor

Deixe um comentário