Entenda a importância da hidratação no processo de emagrecimento

6 minutos para ler

Para conseguir o tão sonhado emagrecimento, muita gente acaba fazendo dietas rápidas para perder peso e outras práticas erradas. No entanto, o sucesso do emagrecimento está em seguir recomendações médicas e adotar boas atitudes diárias — e uma delas é levar em conta a importância da hidratação. 

Beber água é um hábito recomendado para todas as pessoas, mas é algo que merece atenção especial de quem deseja emagrecer. Isso porque ela consegue acelerar o metabolismo, reduzir a vontade de comer de forma compulsiva e proporciona outras benefícios que ajudam a diminuir o peso. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este post para entender qual é a importância da água no organismo e como ela se relaciona com o emagrecimento, além de descobrir qual é o consumo ideal de água em seu dia a dia! 

As funções da água em nosso organismo

A água é uma substância que compõe até 60% do nosso corpo, sendo essencial para a realização de tarefas fundamentais do nosso organismo. Além de ajudar na regulação da temperatura do corpo e auxiliar na eliminação de toxinas, por exemplo, a água contribui para a absorção de nutrientes e atua de maneira intensa no sistema imunológico. 

Para se ter uma ideia, os glóbulos brancos e anticorpos, que são responsáveis por combater ameaças do nosso corpo, funcionam melhor quando dissolvidos em meio aquoso. Assim, a falta de água no organismo pode dificultar a realizações de atividades vitais. 

A importância da hidratação para o emagrecimento

É comum que muitas pessoas que estão querendo emagrecer tenham a enganosa ideia de que a água é uma substância supérflua nesse processo, acreditando que vale mais a pena ingerir substâncias termogênicas ou bebidas que prometem o emagrecimento.

Mas saiba que a simples e acessível água é altamente relevante para o processo de emagrecimento. Confira a seguir alguns motivos para isso!

Acelera o metabolismo

Queimar calorias é um dos desejos das pessoas que querem perder peso. Sabia que a água pode ajudar nisso? Devido à sua interação com as células do corpo, a água auxilia no aceleramento do metabolismo e consegue manter o corpo em constante funcionamento, ajudando os rins a filtrar e excretar substâncias tóxicas que contribuem para a obesidade.

Dessa forma, o corpo realiza um processo de limpeza, eliminando inclusive gorduras por meio do consumo de água. 

Mantém o apetite controlado

A água também ajuda a evitar o hábito de comer fora de hora. Isso porque ela traz a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos durante o dia. Portanto, adotar o hábito de beber água durante o dia vai ajudar você a manter seu apetite controlado. 

Evita a compulsão alimentar

Ao longo do dia, provavelmente você já teve vontade de comer, mas sem saber exatamente qual alimento. Essa sensação pode ser facilmente eliminada quando você bebe água.

Isso acontece porque, quando o seu corpo pede comida fora de hora, é porque ele está com alguma forma de desequilíbrio, que pode ser químico ou mental. Mediante a hidratação, o corpo se mantém equilibrado e você evita ter uma compulsão alimentar

Aumenta a disposição

Geralmente, as pessoas que querem emagrecer, tentam agilizar esse processo por meio da prática de atividades físicas. No entanto, nem todos têm a disposição para realizar um exercício ou o ânimo para fazer essa atividade no tempo necessário.

Ao começar a ingerir mais água durante o dia saiba que você terá sua disposição renovada. Afinal, a água ajuda a equilibrar a contração muscular e o desempenho mental, e basta apenas beber um pouco do líquido antes e durante a prática de exercício para que você tenha energia extra para queimar calorias.

Evita a ingestão de bebidas prejudiciais ao organismo

Muitas pessoas têm o hábito de ingerir bebidas gaseificadas e cheias de açúcar, o que é altamente prejudicial para o processo de emagrecimento. O mais saudável e eficiente é optar por consumir mais água, pois assim você conseguirá adaptar seu organismo para que a sede manifestada seja sanada pela água, e não por bebidas açucaradas. 

Melhora a digestão

O aumento de peso pode estar relacionado a uma deficiência da digestão, pois quando o organismo não consegue ingerir os alimentos de forma adequada, eles podem gerar toxinas que provocam o acúmulo de gordura.

Para evitar essa situação, é desejável aumentar a hidratação. Isso porque a água realiza o transporte adequado de nutrientes e faz com que o processo de digestão seja mais eficiente. Dessa maneira, você consegue ter mais nutrientes no seu organismo e eliminar gorduras e toxinas.

Como saber se o corpo está pouco hidratado

Alguns sinais podem caracterizar o processo de baixa hidratação. O principal deles é a sede — quando isso ocorre repetidamente ao longo do dia, é sinal de que o corpo está desidratado. 

Outra característica da baixa hidratação pode ser verificada pela urina. Na parte da manhã, a urina geralmente é mais turva e tende a ficar mais clara durante o dia. Se você reparar que a quantidade de urina está mais escura ao longo do dia, é sinal de que você precisa se hidratar mais.

A recomendação de consumo ideal de água

Geralmente, eliminamos de 1,5 a 2 litros de água por dia, o que pode ocorrer de diferentes formas, como pela urina, suor e fezes, por exemplo. Com isso em mente, é fundamental repor essa quantidade perdida diariamente, o que daria cerca de 7 a 8 copos de água por dia.

Mas é importante destacar que a quantidade de água que uma pessoa precisa tomar por dia varia de pessoa para pessoa, e se você pratica atividade física diariamente, é recomendável consumir mais do que essa quantidade. 

Neste post, você conferiu as principais informações sobre a importância da hidratação em seu dia a dia. Uma dica para manter esse hábito ativo é sempre levar uma garrafa d’água com você, pois assim você terá menos chances de esquecer de tomar água.

Você ingere a quantidade de água suficiente para o seu organismo? Gostou de nosso post? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco o que achou deste conteúdo e se você está se hidratando corretamente!

Posts relacionados

Deixe um comentário