Entenda qual a importância de ter um hobby na sua vida

6 minutos para ler

A rotina acelerada do dia a dia é algo constante na vida moderna. A maioria das pessoas acorda cedo, vai para o trabalho e volta cansada para casa, sem ter um momento de descontração com algo que tenha afinidade. Daí a importância de ter um hobby.

Essa é uma atividade que pode ser praticada nas horas vagas, seja à noite — após o término do expediente de trabalho — ou nos finais de semana. Além de proporcionar um momento de prazer, o hobby pode oferecer outros benefícios, como melhorar a sua motivação ou ajudá-lo a recuperar um propósito de vida, por exemplo.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura e conheça quais são os benefícios de ter um hobby e como encontrar o seu!

Os benefícios de ter um hobby

Muitas vezes considerado como um momento de ócio, o hobby vai muito além da ideia de tempo perdido. Ele, na verdade, consegue trazer benefícios tanto para a carreira profissional quanto para a vida pessoal. Veja, a seguir, alguns benefícios de ter um hobby!

Aumenta a motivação

Muitas pessoas acabam se perguntando como potencializar seu desempenho profissional. Geralmente, a falta de concentração e de motivação para continuar a rotina de trabalho é uma das principais queixas. Em vez de recorrer a métodos como o uso de medicamentos, o hobby pode ser a solução. 

Praticar uma atividade diferenciada e divertida certamente vai melhorar o seu desempenho profissional. Isso porque o hobby ajuda a quebrar a rotina diária, aliviando as preocupações acumuladas e incrementando a disposição para encarar novamente as tarefas profissionais.

Em nossa mente, o hobby tem uma função de distração, além de produzir novos conhecimentos que ajudam a melhorar as capacidades cognitivas. Por essas razões, ele é um potencializador para que você seja mais produtivo em seu trabalho. 

Ajuda a recuperar um projeto de vida

Nem todos conseguem alinhar um propósito da vida com o trabalho a ser realizado diariamente. É o caso de uma pessoa que tem paixão por cuidar de animais, por exemplo, mas cujo trabalho é atender o público em um escritório.

Nesse caso, realizar algum curso ou fazer um trabalho voluntário relacionado a animais pode ser um hobby bem interessante. Graças a esse momento de respiro fora da rotina, a pessoa vai conseguir recuperar seu propósito para vida.

Além disso, o hobby pode se transformar em seu verdadeiro trabalho a longo prazo. Com o passar do tempo, ao praticar o hobby, você vai começar a ter experiências suficientes para conseguir montar um negócio ou se aventurar de maneira mais confiante em uma nova carreira. Quem sabe você pode até mesmo deixar o seu trabalho por outro mais interessante e apaixonante?

Auxilia na interação com novas pessoas

Embora alguns hobbies possam ser considerados solitários, outros só existem a partir da interação com outras pessoas. É o caso, por exemplo, daqueles hobbies que estão relacionados a plantar em hortas urbanas, ensinar culinária, trabalho voluntário ou prática de esportes.

Dessa forma, ter um hobby pode ajudar você a ampliar seu círculo social e a encontrar novas pessoas para compartilhar suas novas paixões. 

Ajuda a relaxar em momentos de tensão

Pessoas que produzem demais e que têm um trabalho muito estressante, acabam precisando relaxar em algum momento. No entanto, algumas simplesmente se acomodam no sofá e assistem à televisão. Isso pode funcionar como uma distração breve, mas quem busca um verdadeiro bem-estar precisa investir em um hobby. 

Quando estamos praticando uma atividade que gostamos, o nosso organismo reconhece a ação como uma recompensa após um longo dia de trabalho. Não é à toa que o hobby sempre está relacionado a atividades que nos trazem prazer, entusiasmo e alegria.

Essas sensações geram efeitos bioquímicos no organismo, contribuindo, por exemplo, para a produção de substâncias que promovem o relaxamento, como a endorfina. Também há a eliminação de substâncias como a adrenalina e o cortisol, relacionadas à irritação e à ansiedade.

De forma indireta, essas transformações promovidas pelos hobbies ajudam a fazer com que o sistema imunológico fique mais eficiente, reduzindo as chances do surgimento de doenças.

Como descobrir um novo hobby?

Agora que você conheceu os benefícios de ter um hobby, chegou o momento de encontrar a melhor atividade para você. Essa descoberta pode ocorrer por acaso ou ao fazer uma procura mais específica. Conheça algumas dicas a seguir!

Experimente livros diferentes

Se você não tem em mente qual atividade gostaria de ter como hobby, deveria procurar por uma livraria. Isso porque os livros abordam uma grande variedade de temas, fazendo com que você tenha acesso a assuntos que possivelmente poderiam ser um hobby. 

Procurar por temas que você tenha mais afinidade é importante, mas também é essencial tentar se aventurar por outros assuntos. A dica é ir até a seção de algum assunto que você tenha pouco conhecimento, pois pode acabar se deparando com algo que acabe fascinando você.

Geralmente, se deparar com o desconhecido é algo muito instigante, mas é preciso ir com calma. Assim, nada de comprar vários livros sobre o mesmo assunto. Comece por obras menores e mais fáceis de interpretar. Gradualmente, você vai conhecer um novo hobby. 

Pesquise sobre novos assuntos na internet

A internet é um local em que, diariamente, inúmeros conteúdos são publicados. Seja em canais do YouTube ou blogs, sempre há novos assuntos. Quem sabe uma novidade não será o seu próximo hobby? 

Nesse sentido, procure acompanhar blogs, portais de notícias e canais de vídeos para ter acesso a criadores de conteúdo relacionados a novos hobbies. Dessa maneira, você vai ampliar as suas possibilidades. 

Neste post você conferiu algumas informações sobre a importância de ter um hobby. É importante destacar que não há um tempo mínimo para se dedicar a uma atividade que você goste, mas é interessante que ela seja intercalada em sua rotina de forma que não atrapalhe o seu trabalho habitual. Assim, você vai conseguir combinar prazer com responsabilidade. 

Quer receber em seu e-mail outros conteúdos interessantes para ter uma vida mais saudável? Então não perca tempo e assine a nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário