Qual é o melhor exercício para emagrecer?

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O melhor exercício para emagrecer é aquele que praticamos com regularidade. Afinal, o corpo precisa estar em movimento para mantermos a saúde e, ao mesmo tempo, reduzir o acúmulo de gordura. Assim, é preciso adotar uma rotina de atividades físicas e associá-la com hábitos mais saudáveis.

A prática de exercícios precisa vir acompanhada de uma boa alimentação. Também é importante investir na qualidade do sono, reduzir o estresse, entre outras ações que vão potencializar os resultados das atividades e tratar o excesso de gordura de uma forma completa.

Se você está querendo sair do sedentarismo para começar uma mudança saudável agora, então vai gostar deste artigo. Nele, listamos exercícios de diferentes estilos que ajudam no emagrecimento e na manutenção da saúde. Continue lendo e escolha a atividade ideal para você!

Muai thay

O muay thai é uma modalidade de arte marcial que se originou na Tailândia e, por isso, também é conhecido como boxe tailandês. É uma atividade física que trabalha vários grupos musculares, sendo completa e muito intensa.

É uma boa alternativa para melhorar a capacidade cardiorrespiratória, trazer resistência muscular, fortalecer os músculos e garantir um melhor condicionamento físico.

Em cada treino são perdidas cerca de 700 calorias, mas conforme o praticante ganha preparo físico e aumenta a intensidade, podem ser perdidas 1500 calorias. É importante lembrar que o muay thai precisa ser praticado com um instrutor capacitado.

Natação

É um dos melhores exercícios para trabalhar todo o corpo com segurança e respeito aos limites físicos. Melhora a capacidade cardiorrespiratória, o condicionamento físico, fortalece os músculos e ajuda no emagrecimento.

A natação pode ser praticada junto de instrutores, mas para quem já sabe nadar e tem acesso a uma piscina, é possível fazer o treino sozinho. Porém, para promover os resultados esperados, é preciso manter um ritmo constante e braçadas fortes, além de trocar os estilos.

Mantendo o movimento constante e uma boa intensidade de treino, com a natação é possível queimar até 400 calorias.

Corrida

A corrida é um exercício melhor para emagrecer em comparação com a caminhada, mas quem ainda não tem condicionamento físico deve iniciar aos poucos para respeitar o limite do seu corpo. Para ter um bom resultado, deve-se começar lento, sempre mantendo a velocidade e, aos poucos, aumentar a intensidade.

É possível praticar essa atividade em uma academia, na esteira em casa ou ao ar livre. Mantendo o ritmo correto e sem muitas pausas, é possível perder de 600 até 700 calorias por hora. O ritmo ideal é aquele em que o praticante não fica ofegante e consegue conversar enquanto corre.

Crossfit

Para quem ainda está em busca do melhor exercício para emagrecer e começando a praticar atividades, o crossfit pode não ser a melhor opção. Isso porque essa modalidade é realizada em um circuito de alta intensidade, com poucas pausas para descanso.

No crossfit são utilizados diferentes elementos, pesos diversos, pneus e cordas. O treino pode ser realizado na academia ou ao ar livre e precisa ser acompanhado por um profissional. Trabalha de forma intensa as articulações, a musculatura e pode promover uma perda de até 700 calorias por hora.

Zumba

A zumba se tornou muito popular, pois é uma atividade muito descontraída que trabalha o corpo inteiro, além de aliviar o estresse. Trata-se de um exercício praticado com música seguindo uma coreografia proposta pelo instrutor.

Geralmente praticada em grupo, pode ser feita em uma academia de ginástica, de dança ou ao ar livre, dependendo de onde as pessoas desejam se reunir. Uma hora de zumba garante muita diversão e a perda de até 800 calorias. Além disso, trabalha a coordenação motora, as articulações e o sistema cardiorrespiratório.

Spinning

Essa atividade nada mais é do que uma aula inteira baseada em pedaladas. Ou seja, você vai andar de bicicleta, mas de um jeito diferente. O ideal é que seja praticada em uma academia nos aparelhos ergométricos e com a supervisão de um instrutor, pois não basta apenas pedalar, é preciso ajustar intensidades.

A aula de spinning simula, por exemplo, a subida de uma ladeira. São aumentadas ou reduzidas as velocidade para promover um melhor gasto calórico, que pode ser de 600 até 800 calorias por hora. Além disso, é um excelente trabalho para as pernas, fortalece a musculatura e traz condicionamento físico.

Aulas de dança

Você gosta de música? Então talvez o melhor exercício para emagrecer no seu caso seja uma aula de dança! Essa também é considerada como uma atividade física e ajuda a queimar calorias de uma forma dinâmica, relaxante e divertida. Inclusive, pode ser praticada a dois, ajudando o casal a sair do sedentarismo.

Dançar melhora a coordenação motora, aumenta a flexibilidade, tonifica e fortalece os músculos, melhora a capacidade cardiorrespiratória e, como não poderia deixar de ser, emagrece. Você pode perder cerca de 400 calorias por aula.

Musculação

Apesar de não ser uma atividade aeróbica, a musculação promove um excelente gasto calórico, pois quanto mais massa muscular adquirimos, mais o corpo queima calorias enquanto está em repouso. Os músculos precisam de energia para serem mantidos, então, você pode emagrecer sem fazer nada.

É preciso uma prática constante para favorecer o emagrecimento com a musculação. Você terá a tonificação da musculatura, resistência, flexibilidade e mais força. Os treinos precisam ser realizados em uma academia com supervisão de um instrutor para respeitar seus limites físicos. Um treino promove a perda de 300 a 500 calorias por hora.

Hidroginástica

Os exercícios na água são excelentes para quem precisa evitar impactos nas articulações. Por isso, a hidroginástica é uma ótima alternativa para emagrecer com segurança. Além de tonificar a musculatura e melhorar o sistema cardiorrespiratório, estar na água ajuda a relaxar, ainda mais porque ela é aquecida.

Essa atividade precisa ser realizada em uma academia com a supervisão de um instrutor. São feitos diversos exercícios aeróbicos e de força, sempre dentro da piscina. Podem ser queimadas até 500 calorias por hora.

Pular corda

Quem diria que uma brincadeira de criança poderia ser considerada como melhor exercício para emagrecer? Mas é verdade! Pular corda faz relembrar os tempos de criança, mas quando essa atividade é adotada como treino, ela trabalha o corpo de um modo completo.

Pular exige força, por isso, gasta energia. Também é preciso se concentrar nos movimentos e ter coordenação motora, assim, você aumenta seu condicionamento e a capacidade cardiorrespiratória, com vantagem de poder praticar até mesmo em casa, sempre tomando cuidado com os impactos nas articulações. É possível perder até 800 calorias em uma hora.

Todas essas atividades são benéficas, mas o ideal é contar com a ajuda de um profissional para escolher o melhor exercício para emagrecer em seu caso. Assim estará respeitando o seu condicionamento e limites, começando aos poucos para não se sobrecarregar e acabar ficando desestimulado. Mas lembre-se de que os resultados são gradativos.

Quer ajuda para iniciar uma rotina de emagrecimento ideal para você? Então entre em contato conosco e veja como podemos ajudar na sua busca pelo peso saudável!

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