Relação entre mente e corpo: 5 sinais de que sua cabeça influencia a sua saúde

4 minutos para ler

O sobrepeso é um dos grandes questionamentos do mundo contemporâneo. Isso porque a ciência ainda não conseguiu explicar por completo quais são os processos microbiológicos que desencadeiam a obesidade. Contudo, sabe-se que a relação entre mente e corpo pode influenciar muito o ganho de peso.

As constantes mudanças que afetam a mente humana podem refletir em problemas físicos. Por exemplo, uma pessoa que sofre de depressão pode desenvolver compulsão alimentar e, consequentemente, o aumento de calorias no organismo.

Devemos lembrar que o cérebro é eixo do funcionamento do corpo humano. Sem falar que o corpo também está inervado, o que garante sua comunicação com o cérebro. Portanto, problemas em uma dessas áreas acaba afetando a outra.

Quer melhorar sua qualidade de vida? Confira, neste post, alguns dos principais sinais de que seus pensamentos e emoções estão afetando seu corpo!

1. Cansaço

Por conta do excesso de responsabilidades e do cumprimento de diversas atividades, sejam elas pessoais, sejam profissionais, sua mente fica sobrecarregada e esgotada, emitindo sinais de cansaço para o organismo.

Assim, você pode ser surpreendido com dores no corpo e tensões musculares após realizar uma tarefa estressante.

2. Indisposição

Uma pessoa ansiosa e com inúmeras preocupações na cabeça pode ter muita dificuldade para dormir. Quando isso se repete frequentemente, a tendência é que ela desenvolva insônia. O contrário também pode acontecer, em alguns casos, o cansaço faz com que o indivíduo queira passar o dia dormindo.

Nessas circunstâncias, você sente uma indisposição enorme, ficando sem ânimo para fazer as suas atividades básicas e de trabalho. Diante disso, você pode aumentar as horas que passa na empresa, mas acabar produzindo menos, pois tem dificuldade para focar nas suas tarefas.

3. Queda de cabelos

Durante os picos de estresse, o organismo humano libera uma substância que eleva a produção de estriol, que age bloqueando a entrada de nutrientes na região capilar. Essa condição interrompe a fase de crescimento do cabelo, além de enfraquecer os fios em virtude da falta de nutrientes, resultando na queda dos mesmos. 

4. Dor de cabeça

Sentir dor de cabeça depois de um dia conturbado é bastante comum. Ela pode aparecer discretamente ou em uma intensidade mais forte, caracterizando a enxaqueca.

As preocupações diárias fazem com que fiquemos paralisados em um único padrão de raciocínio, o que gera o cansaço da mente e produz a incômoda dor de cabeça.

5. Ganho excessivo de peso

Doenças de fundo emocional, como a ansiedade e depressão estão associadas ao ganho excessivo de peso e dificuldade de emagrecimento. A explicação para isso é bem simples: os alimentos ricos em carboidratos e açúcar estimulam a produção de serotonina — hormônio que traz a sensação de bem-estar e alivia ansiedade momentaneamente.

Essa sensação falsa de que consumir alimentos calóricos elimina o estresse pode fazer com que a pessoa queira comer cada vez mais, levando ao acúmulo de calorias e ganho de peso.

Além disso, a ansiedade eleva a produção de cortisol, que é conhecido como hormônio do estresse, e aumenta a produção de gordura no corpo.

O desequilíbrio na relação entre mente e corpo afeta sua saúde em diferentes níveis, causando desde uma dor de cabeça passageira até o desenvolvimento de doenças mais graves. Por isso, é fundamental equilibrar suas emoções e organismo por meio da adoção de hábitos mais saudáveis.

Já parou para pensar na qualidade dos alimentos que costuma consumir? Entenda a importância da alimentação para uma vida melhor!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário