Como organizar um plano alimentar de forma saudável e adequada à rotina?

8 minutos para ler

Conheça técnicas chave para um bom plano alimentar saudável!

Organizar um plano alimentar é uma das maiores dificuldades enfrentadas por quem busca um emagrecimento saudável, mas isso não pode virar um empecilho. Existem métodos que podem te ajudar a iniciar esse processo, sem muita dor de cabeça, começando pela reeducação alimentar.

Quantas vezes você já se propôs a iniciar uma reeducação alimentar e não conseguiu ter êxito nos objetivos? Quando falamos em reeducação, isso envolve não apenas o preparo do alimento; o psicológico é fundamental para passar por essa etapa de forma leve, e não como uma “obrigação”. O segundo passo é ter foco: saber onde quer chegar e ter motivação são itens que não podem ficar de fora do seu cardápio, mesmo quando a dificuldade parecer grande.

Essas pequenas mudanças trazem uma série de benefícios. São eles: economia de dinheiro; otimização do seu tempo; auxílio no controle de peso e redução do estresse.

Como preparar os alimentos de maneira correta?

Qualquer alimento que você compra – seja no comércio do bairro ou em grandes supermercados – precisa ser preparado da maneira correta, saudável e bem aproveitada. Isso faz com que seu plano se transforme em refeições saborosas e sem desperdícios.

Escolha um dia específico da semana para planejar o cardápio. Considere preparar alimentos básicos que você pode adicionar facilmente a uma refeição, durante a semana, ou em um lanche: verduras lavadas para uma salada, ovos cozidos, uma tigela de frutas picadas e feijão cozido.

Ao preparar uma receita, faça porções extras para outro dia da semana ou para congelar e usar em outro momento.

“De repente as coisas começam a estragar; você não sabe o que fazer com os alimentos; não tem habilidade na cozinha…  todos esses fatores acabam fazendo com que jogue dinheiro fora e isso impacta no foco do planejamento”, pontua a nutricionista Thalita Cáceres, ao ressaltar sobre a importância de estabelecer metas para alcançar o emagrecimento de forma saudável.

Para organizar um plano alimentar saudável precisa de acompanhamento profissional?

Através dessa metodologia, é possível descrever rotinas e combinações de alimentos que permitirão alcançar seus objetivos. Assim, você passa a fazer escolhas mais equilibradas e conscientes de alimentos. Todavia, isso só é possível junto ao acompanhamento de um profissional para um ponto de vista nutricional e metabólico.

“Quem nunca foi ao supermercado cheio de ideias, chegou em casa e não soube o que fazer com as coisas? O plano alimentar e o acompanhamento profissional serão os seus aliados para isso. Se estou fazendo um plano para emagrecimento, é preciso incluir alimentos que são específicos para essa finalidade. Se quero fazer uma reeducação, preciso incluir mais vegetais e adotar uma dieta rica em fibras”, destaca a nutricionista ao pontuar sobre a importância de um acompanhamento em todas as etapas do planejamento.

Vou gastar muito ao iniciar um plano alimentar?

Precisa cuidar da sua saúde e melhorar sua condição de vida? Investir é necessário e nem sempre precisa ser caro.

Existem alimentos que podem ser substituídos ou adaptados para a sua alimentação. Sendo assim, conversar com o especialista é fundamental.

“Essa é uma informação que você precisa discutir com o nutricionista, para que ele entenda quando você pode investir e adaptar o plano alimentar ao seu bolso”, pontua Thalita, ao comentar sobre o investimento. Afinal, cuidar da alimentação não é um custo, e sim um investimento.

“É uma mão de via dupla: quando você investe em uma alimentação saudável, você colhe, no futuro, benefícios. Seja um medicamento que não precisa mais comprar ou alimentos mais baratos para consumir” completa.

A importância de um bom plano alimentar nos resultados de emagrecimento

Quem nunca ficou decepcionado ao ganhar peso após seguir uma dieta de indicação da internet? Ou aquela sensação de que todo o esforço foi por água abaixo?

A raiz principal deste problema está em NÃO seguir um planejamento personalizado. Afinal, essas dietas da moda não consideram preferências alimentares, rotinas ou mesmo o estado de saúde de quem precisa emagrecer.

O planejamento alimentar é um instrumento que permite manter a disciplina e a qualidade na seleção de alimentos e a organização da rotina de refeições. Afinal, quando esse processo de emagrecimento é acompanhado por um profissional, todas as necessidades do indivíduo são consideradas e o plano alimentar é elaborado de forma consciente e equilibrada.

Existe diferença entre plano alimentar e cardápio?

SIM! O planejamento considera onde você vai comer, com quem, em quais circunstâncias e em qual local, além de levar em conta a organização que o preparo das refeições demanda: ida ao supermercado, pré-preparo de alguns alimentos, congelamento de outros etc.

Já o cardápio, não considera essas variáveis, pois é apenas uma combinação de alimentos com horários especificados para cada refeição.

Aprenda a organizar um plano alimentar ideal:

Registre tudo!

Inicie um calendário ou planilha mensal para registrar suas ideias de refeições, sites de receitas favoritas e listas de compras de alimentos.

Monte uma lista de compras

Saber o que vai comprar e a quantidade economiza bastante o seu tempo e poupa desperdício. Ao consultar o seu planejamento alimentar, defina tudo que vai comprar e escolha o melhor dia para fazer isso.

Adapte sua refeição ao local onde vai realiza-lá

Quando for discutir sobre o seu plano alimentar com o nutricionista, esse é um ponto que pode fazer total diferença. Afinal, estamos falando de planejamento e é preciso definir tudo com antecedência. Os horários das refeições, seja dentro de uma empresa, shopping, casa de amigo ou academia, podem variar bastante, por isso, essa informação é essencial.

Aproveite os alimentos

Com a alta dos preços, perder os alimentos está longe da realidade. Reaproveitar é preciso, como aponta a nutricionista, que dá dicas do que fazer com esses alimentos que acabam ficando mais dias dentro da geladeira ou esquecidos no armário.

“Um exemplo são as couves, que acabam estragando rápido demais. Você pode fazer cubinhos de couve batidos com água.” Essa prática pode ocasionar a perda de alguns nutrientes, mas não do alimento. Experimente!

Além disso, outra dica importante é sempre datar e etiquetar o que vai no freezer para que você saiba o que tem em mãos.

Abuse das cores em seu prato

Você já deve ter ouvido falar da importância de montar um prato colorido nas refeições. É assim que você sabe quando uma alimentação está variada, equilibrada, rica em nutrientes, vitaminas e minerais.

Essa é uma das principais regras de uma alimentação saudável: quanto mais colorido, melhor!

4 dicas para auxiliar na implementação do planejamento alimentar na sua rotina

1. Converse com a sua família sobre essa decisão

Discuta quais são os tipos de alimentos e refeições favoritas de cada um para que juntos possam partilhar desse momento importante sem afetar a rotina.

Assim, comece a considerar as refeições ou alimentos específicos para diferentes dias da semana. Por exemplo: segundas-feiras sem carne, quartas-feiras de grãos inteiros, sextas-feiras de massas.

2. Priorize essa nova etapa e coloque um objetivo

Você precisa ter mais disposição? Emagrecer? Está sofrendo algum problema de saúde em decorrência do excesso de peso? Após listar as necessidades, você consegue visualizá-las de maneira clara e se motiva.

3. Consulte um nutricionista

É indispensável contar com o apoio e o acompanhamento de um profissional de nutrição, que estabelecerá as opções mais seguras e indicadas para a sua rotina alimentar.

4. Avalie e planeje a sua rotina

Considerar a sua rotina é imprescindível antes de colocar o plano em prática. Estabeleça um dia da semana para ir ao mercado, um dia para preparar as alimentações dos próximos dias e defina um tempo de preparo no melhor horário do dia.

Essa organização prévia ajuda a manter a disciplina necessária para obter o sucesso.

Se esse tema sensibiliza e você quer saber mais sobre como organizar um plano alimentar, confira nossa Live do programa “Descomplicando a Obesidade”,  com a nutricionista Thalita Cáceres ensinando como planejar, de forma assertiva, as refeições.

Posts relacionados

Deixe um comentário